“Nise: O Coração da Loucura” estreia no dia 21 de abril nos cinemas brasileiros

/
0 Comments
A obra de Roberto Berliner mostra a história da doutora Nise da Silveira que, ao sair da prisão, volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a empregar as técnicas violentas de controle de doenças psiquiátricas como o eletrochoque e a lobotomia.

Seus colegas de trabalho a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, adotando a pintura e o convívio com animais domésticos, métodos revolucionários que são referência até hoje.

O longa foi filmado há quatro anos, por dois meses, no Instituto Nise da Silveira no Engenho de Dentro, local onde ficava o Hospital Psiquiátrico Pedro II. Lá foram descobertos grandes nomes das artes plásticas, como Emydgio de Barros, Raphael Domingues, Lucio Noeman e Fernando Diniz. A identificação do talento deles é apresentada no filme, que mostra o primeiro contato com a tinta, o pincel e o barro.

O filme já recebeu diversos prêmios internacionais no ano passado, como Melhor Filme e Melhor Atriz – Festival de Tóquio, Melhor Filme Juri Popular – Festival do Rio, Melhor Filme Juri Popular, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte – FestAruanda, João Pessoa, Filme de Encerramento – Festival Pachamama de Rio Branco e Seleção Oficial – Mostra Internacional de São Paulo. Em 2016 o título já fez parte da Seleção Oficial – Festival de Gotemburgo e da Seleção Oficial – Festival de Glasgow.


You may also like

Nenhum comentário: