Uma pequena lista das produções literárias

/
0 Comments


Fotogramas do Brasil: as chanchadas


Segundo a autora, “o principal motivo que me incitava a estudar as chanchadas era minha experiência cinematográfica, desde a infância formada no gosto de assistir a comédias populares. No fundo, as experiências de uma pessoa são o fundamento do que ela usa para suas explicações”.



Bernadette Lyra 
108 páginas
ISBN: 978-85-9066-236-5
Editora A lápis /2014 
2a Ed. 2014








UMA DAS PRIMEIRAS MULHERES A COMANDAR UM ESTADO BRASILEIRO, NO SÉCULO XVI

Em tempos diversos, por inúmeros motivos, três mulheres – Ana, Luisa e Antônia – deixam o lugar em que vivem, atravessam o mar e vêm morar em uma sesmaria selvagem. Ali, as vidas dessas mulheres se cruzam, em meio a índios, fidalgos, degredados, bastardos, piratas, frades, noviços, criadas, escravos, curandeiros, naus, ventos, medalhas, procissões, animais, intrigas, missas, vinganças, desejos, traições e venenos. Até que ocorre a misteriosa morte de um capitão-mor, que é, respectivamente, filho, marido e amante de cada uma delas. Então tem início uma trama cheia de ressentimentos mesquinhos, interesses escusos, tormentos cruéis, delírios desvairados, desencontros amorosos e pequenas vinganças que envolvem, sobretudo, aquela entre as três que herda a posse das águas e da terra e passa a ser chamada de A Capitoa.


160 páginas
ISBN: 978-85-7734-452-9
Casa da Palavra /2014




TORMENTOS OCASIONAIS - conta uma história de amor incomum. Em tom quase místico e fortemente erotizado, uma criatura da qual pouco se sabe revive uma paixão que nasceu num passado distante e perdura indefinidamente, não como experiência concreta mas como memória, como lembrança. Ironicamente, no entanto, o leitor vai descobrindo que é tudo um jogo. Feita de citações perigosas, fragmentos roubados, verdades inverossímeis, mistérios postiços e falsas recordações, a história acaba tecendo uma espécie de casulo em torno do leitor, que jamais é verdadeiramente aprisionado: ele sabe que apenas se entregou a uma brincadeira sensual. Por trás do domínio e da concisão da linguagem, Bernadette Lyra pratica um senso de humor que resvala numa ponta intencionalmente ingênua de perversidade.


112 páginas
ISBN: 978-85-7164-770-1
Companhia das Letras / 1998






CORPO & MÍDIA - Coletânea de textos sobre a relação corpo e mídia configurando-se numa visão panorâmica sobre os relacionamentos, intercâmbios e ajustes que ocorrem no território da pesquisa. Trata de questões que envolvem a cibercultura, materialização e desmaterialização dos corpos na atualidade; erotismo, sedução, afetividade e seus laços com a cultura e a sociedade abordados pelas mais diversas mídias. 

320 páginas
ISBN: 978-85-7473-130-8
Arte & Ciência / 2004



.

Nenhum comentário: