Mulher & literatura será tema de conversa com Bernadette Lyra

/
0 Comments

De escritores locais, Bernadette Lyra é uma das mais conhecidas. Dona de um acervo de obras que a apresentam como competente historiadora e talentosa escritora, ela foi a convidada para conversar na próxima quinta-feira (7), a partir das 16h, na Galeria de Arte Espaço Universitário, em Vitória, sobre As histórias da literatura: Literatura & mulheres. A participação é aberta a todo o público interessado.
O assunto - a relação das mulheres com a literatura, e vice-versa - tem realização do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e partir de obras da escritora, com destaque para seu livroA Capitoa, a conversa será guiada a fim de que a escritora apresente suas experiências com a literatura e o que a escolha arquitetada em colocar a mulher como protagonista acarreta e gera, por si só.
Em A Capitoa, a escritora narra a história de uma das primeiras mulheres a ocupar um alto cargo no estado brasileiro no século XVI, Luisa Grinalda - esposa de Vasco Fernandes Coutinho Filho - que assumiu o comando da capitania entre os anos 1589 e 1593. O trabalho de Bernadette foi unir as poucas pesquisas históricas sobre Luisa e, assim, mesclar com a ficção, o que gerou um livro crítico e bem ambientado sobre uma mulher importante e representativa. 
Antes de A Capitoa, a escritora ainda resgatou a história de Maria Ortiz, no romance A panelinha de Breu, ambientado no século XVII e também na atualidade, numa espécie de brincadeira -  colocando novamente uma mulher como personagem principal. Experiência sobre o assunto é que não falta para a escritora. Neste ano ela ainda assinou o prefácio do livro Além das pernas, de Aline Dias que, inclusive, também apresentou no livro a proposta de protagonizar a mulher. 
Bernadette Lyra é de Conceição da Barra, tem 77 anos, é formada em Letras pela Ufes, é doutora em Artes/Cinema pela ECA/USP e pós-doutora pela Universidade René Descartes, Sorbonne, na França. Entre suas publicações estão os livros A Vida secreta das Enceradeiras (1984); Tormentos Ocasionais (1998); e O Parque das Felicidades (2009)


You may also like

Nenhum comentário: