ESCRITORA BERNADETTE LYRA FALA NO ‘DIVERSIDADE EM CIÊNCIA’ (RÁDIO USP-FM) SOBRE PERSONAGENS FEMININAS NA LITERATURA.

/
0 Comments

No ‘Diversidade em Ciência’ a escritora e professora Bernadette Lyra fala sobre as personagens femininas em suas obras literárias. Ela é graduada em Letras e doutora em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e tem pós-doutorado pela Université René Descartes/ Sorbonne (Paris V ).
 
A autora já produziu mais de onze obras literárias, entre romances, novelas, contos. A sua formação em cinema possibilita identificar o formato de roteiros em suas obras, alinhavadas pela qualidade literária. Ou seja, os livros de Bernadete são uma fusão de literatura e cinema.
 
Durante a entrevista, Bernadette Lyra irá falar sobre as suas personagens femininas presentes em todas as suas obras, que segundo ela podem ser heroínas (ou anti-heroínas) trazendo as questões das mulheres como seres históricos e contemporâneos.
 
Nascida em Conceição da Barra, no interior do Espírito Santo, Bernadette é fiel às suas origens e quase todos os seus romances são ambientados no território capixaba.
 
Sutilmente é possível perceber em Bernadette os princípios do sociólogo canadense Marshall McLuhan que fala sobre o conceito de aldeia global, em que pequenas aldeias podem se transformar em universais. Assim, através das suas heroínas (ou anti-heroínas), muitas delas inspiradas em personagens históricas capixabas, a autora faz de Conceição da Barra o universo, pela literatura.
 
A autora irá falar sobre a sua mais recente obra “A capitoa”, lançada pela editora Casa da Palavra. Irá falar também do romance “A panelinha de Breu” (editora Estação Liberdade) e os seus outros livros, totalizando mais de onze.
 
Bernadette Lyra é professora titular do Mestrado em Comunicação Audiovisual da Universidade Anhembi-Morumbi, de São Paulo.
 
O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e vai ao ar toda segunda às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.
 
A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo 
link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404


[A entrevista vai ao ar na segunda-feira (11/01), às 13 horas com reapresentação no sábado (16/01), às 14 horas]
 

(Texto: Ricardo Alexino Ferreira)
Foto: Mauro Teles - Livre Design.


You may also like

Nenhum comentário: