Canal Brasil exibe “Caminho de Volta” no programa “É Tudo Verdade” desta semana

/
0 Comments
“A saída para o Brasil é o aeroporto. ” O clichê de todo pessimista em relação à situação econômica e política do Brasil pode ser uma verdade, mas não definitiva. Pelo menos é assim que pensam os personagens retratados no documentário “Caminho de Volta”, de José Joffily e Pedro Rossi, lançado na mostra competitiva de 2015 do festival É Tudo Verdade a ser exibido esta semana no Canal Brasil.

A investigação de opções de vida marca os documentários em longa-metragem de José Joffily, também experiente diretor de ficções. Era a religião em O Chamado de Deus, foi a política em Vocação do Poder e agora é a migração em Caminho de Volta.

São agora apenas dois protagonistas: a idosa Maria do Socorro que dedicou 24 anos a morar com o filho adulto em Nova York, mas passa os seus dias dentro de casa e não fala uma palavra de inglês. Quando ele se casa, ela é obrigada a voltar ao Brasil. Já o fotógrafo André Câmara sofre com a crise econômica em Londres e decide trazer a esposa inglesa com os filhos para seu país natal.

Socorro mudou-se para fazer companhia ao sonho americano do filho Fernando, estabelecido como porteiro de um prédio nova-iorquino. André, fotógrafo de talento, transferiu-se buscando horizontes profissionais mais amplo na Europa.O documentário alterna-se entre os dois cotidianos, flagrando os questionamentos e as tensões às vésperas da grande jornada de regresso, lidando com todas as incertezas e as diferenças ao retornarem.

Um dos inúmeros pontos altos do longa-metragem é mostrar um certo paralelismo da vida fora do Brasil com a vivência e as dificuldades que temos por aqui. O filme não fornece respostas fáceis nem apela aos clichês do estrangeirismo, deixando os afetos e dúvidas surgirem dos momentos mais banais. A reflexão que se chega é que a migração, mesmo quando se trata de uma escolha, e não de um exílio compulsório, é geradora de conflitos porque a ligação com o Brasil é eterna e forte.

O programa é exibido nas segundas-feiras às 22 horas e tem repetições nas quartas às 13:30 e domingos às 18 horas.


You may also like

Nenhum comentário: