Filmes 'caseiros' ganham espaço na Mostra Cinema de Bordas

/
0 Comments
 
Em setembro a 22º edição do “Festival de Cinema de Vitória” movimentará a cidade com produções vindas de diversos locais do país. No evento, estéticas diversas integram as mostras do Festival, mas nenhum dos selecionados estão dentro da classificação de filmes“tosqueira e caseiros”. Com a finalidade de abranger esse filmes que ficam “nas bordas” do cinema comercial, a “Mostra Cinema de Bordas” será realizada no Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo (ufes), em Vitória, nos dias 14 e 15 deste mês, das19h às 22h, com entrada livre ao público. A mostra faz parte das ações de divulgação do  “Festival de Vitória”. 
De acordo com a escritora Bernadette Lyra, quem também é pesquisadora e professora de cinema, o “Cinema de Bordas” – termo, inclusive, criado por ela em 2005 – apresenta características específicas que valem a pena serem estudadas e percebidas para que a produção tenha espaço e possa ser cada vez mais incentivada. Bernadette foi a curadora da mostra e, ao final das sessões, ela mediará debates com a participação da diretora e produtora, Saskia Sá; e do professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes, Fábio Camarneiro.
As produções que fazem parte da mostra vêm de várias regiões do Brasil, locais rurais, cidades pequenas e grandes - todos os âmbitos possíveis. Todas elas se assemelham dentro do gênero caseiro por serem produzidas com baixíssimo orçamento, usando de humor e mesclando diversos gêneros; fazendo uso de equipamentos simples e acessíveis; colocando nas telas atores amadores e, claro, abusando da criatividade em suas tramas e enredos. 
Entre os filmes a serem apresentados está o “No Rastro da Espoleta 3” (foto de capa), com direção de Bonerges Guedes e Vinicius Guedes, ambos de Catolé do Rocha, na Paraíba. O filme tem 20 minutos e apresenta uma trama um tanto quanto difícil de ser tratada no cinema comercial brasileiro, o Velho Oeste. Na história, um caçador de recompensas descobre que ele mesmo é um bandido procurado em certa cidade, e que, no mesmo local, está um xerife envolvido em corrupção. 
Outro filme que chama atenção pela trama bem-humorada é o “Últimos Dias de Papai Noel”, dirigido pelo paulista Eduardo Aguilar. Com 9 minutos, a obra conta a história de um Papai Noel que toma café com pinga no bairro de Perus, periferia de São Paulo, e é surpreendido por dois amigos que o sequestram. O motivo do ato é o fato de o Papai Noel não entregar presentes, mas roubar as pessoas. 
Esse dois filmes resumem bem o que o público vai encontrar no evento, o gênero 'tosco'. Veja a lista de todos os filmes que formam a programação da mostra no site oficial do evento. 
Serviço
A “Mostra Cinema de Bordas” será realiza nos próximos dias 14 e 15 de agosto, das 19h às22h, no Cine Metrópoles  - Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A entrada é franca. 
 
 


You may also like

Nenhum comentário: