Livros estabelecidos em todos os países do mundo (I) AMÉRICA

/
0 Comments



Desde que voltou de férias (cerca de meados de agosto) eu preparei uma lista de livros estabelecidas em diferentes países. A lista de eu tê-lo concluído, mas é tão extensa (195 países estão oficialmente reconhecido) que o que eu tenho feito é para os países do grupo por continentes. Nesta primeira edição vamos ver os livros que eu escolhi para as Américas. 

O objetivo da lista é encontrar leituras estabelecidas nos diferentes países. A maioria dos livros da lista são romances. Eu coloquei os livros não são apenas o melhor, ou o mais conhecido, mesmo em um caso certo de que há outros livros em que a atmosfera de um país ou território é muito melhor, mas certamente você entende o que eu queria fazer. 

A dificuldade desta lista é encontrar livros estabelecidos em países pequenos. Quanto maior for o país é muito mais fácil, existem milhares de livros estabelecidas nos Estados Unidos, México e Colômbia, mas nas pequenas ilhas do Caribe as coisas se complicam muito. 

Há vários países que têm me dado um emprego, mas que custou me foi Granada. Se tiras para encontrar livros criados em Granada, você deixar alguns, mas não de Granada como um país, mas como a cidade espanhola de mesmo nome. No final eu tive sorte e não realmente saber como ele apareceu um livro de Christopher Columbus para me dar um cabo. 

São Vicente e Granadinas e Saint Kitts e Nevis também foram duas porcas duro de roer, mas no final eu tenho resolvido com dois livros que passam por estas bandas. 

Então você tem a lista dos 35 países que compõem o continente americano e livros. Eu fiz um resumo de cada livro ea tampa para que você tenha uma idéia aproximada de ir cada livro. 

Livros estabelecidos em todos os países da Latina

. 

Antígua e Barbuda
Meu irmão, Jamaica Kincaid


Meu irmão é o segundo livro da trilogia da família que começou com Kincaid autobiografia de minha mãe e fecha com um retrato de seu pai Sr. Potter. O orgulho deste grande autor prosa procura servir este tempo da narração de uma experiência real: a morte de um irmão doente de AIDS. Uma leitura difícil, mostrando flashes de ternura, sem complexos, sem cair no sentimentalismo, uma história emocionante que investiga o isolamento das relações familiares e expõe, de maneira convincente, diferentes sentimentos antes da morte. 

Argentina
Santa Evita por Tomas Eloy Martinez


Deusa, rainha, mãe, benfeitor, árbitro da moda e modelo nacional. Santa Evita para alguns e para outros um ressentido analfabetos, escalada, louco e ordinário, presidente de uma ditadura de mendigos. O protagonista deste romance é o corpo de Eva Duarte de Perón, a beleza de uma vida bela e etérea trabalho após o embalsamador espanhol Pedro Ara. Um corpo de que várias cópias foram feitas e, em sua viagem ao redor do mundo enlouquecedor para vinte e poucos transtornos abordá-lo confundido com um povo à deriva não perdeu a esperança de seu retorno. 
Bahamas
Corsários da América Alexandre O. Exquemelin


Corsários da América foi publicado em Amsterdã em 1678, e apenas três anos depois, a versão em espanhol, que é reproduzida versão com as correções e prólogo de Carlos Barral, aparece nesta edição. Exquemelin em 1666 embarca no navio San Juan, a Companhia Francesa das Índias Ocidentais, com que parte do porto de Le Havre com destino a Ilha Tortuga no Caribe. O navio que viaja nas mãos de piratas e Exquemelin é vendido como escravo em Tortuga. Durante o cativeiro, ele aprendeu o ofício de seu cirurgião mestre, e, como tal, abraçaram a Lei Coast e entrou para a congregação dos piratas. Serviu sob tais pirata distinguido como L'Olonnais, Morgan ou Bertrand d'Oregon para o desembarque catastrófico na costa oeste de Puerto Rico em 1674. Ele participou ativamente do corso e cercos aos quadrados de terra: era presente em duas rodadas para Maracaibo, nas duas tomadas na ilha de Santa Catalina e decisão e queima do Panamá. corsários da América é a crônica emocionante, narrado na primeira pessoa, de uma testemunha direta da vida e façanhas de piratas do século XVII. 

Barbados
As Ilhas de Barlavento, Elena Santiago


Londres, 1649. Elisabeth Raleigh, acompanhada por seu pai, seu noivo e seu pai, um rico proprietário do moinho em Barbados, atende a decapitação de Charles I eo início do regime de Cromwell. No tumulto da praça onde a execução terá lugar ele é separado de sua família e está prestes a ser esmagado pela multidão quando um cavaleiro consideráveis ​​resgates. Esta é Duncan Haynes, um pirata imprudente navegando os mares do Caribe. Esta reunião irá torná-lo o centro de uma teia de vingança, paixão, traição e aventura. No dia de seu casamento, o destino de Elisabeth será selado para sempre. Os passos de seu novo marido levá-la para a exótica ilha onde a vida vai sofrer uma mudança radical. 
Belize
Heróis, iguanas e paixões, Zoila Ellis


Heróis, iguanas e paixões nos leva pela mão dos vivos personagens humanos nas proximidades e terrivelmente com as dores e alegrias da existência, descrevendo, com sensibilidade apurada, a luta diária em algumas situações engraçadas, mais dramático, mas uma profundidade humana profunda. Sete histórias que ilustram a sociedade de Belize complexo e rico, nascido da fusão dos antigos colonizadores, escravos libertos e Maya e Carib índios. 

Bolívia  
Bronze Corrida de Alcides Arguedas


Seu tema central a história de amor entre dois jovens em uma comunidade indígena ayrnara. No desenvolvimento da trama será despotismo aparente e crueldade exercida pelos fazendeiros brancos sobre os povos indígenas do Altiplano. Nas palavras de Alcides Arguedas, em seu romance absurdo escravidão indígena é pintado, sua vida de dor, miséria e sofrimento bárbaro. Durante grande parte do bronze crítica Raza é um pioneiro do poder indiano, que está instalado na cena literária latino-americana nas primeiras décadas do século XX, e esclarecedor como obras significativas como Huasipungo De Alcaza ou rios profundos de José María Arguedas, entre outros. Aclamado por sua bela e poética prosa, com imagens deslumbrantes que retratam a geografia acidentada e ainda exótico do planalto, a novela tem o mérito de ter dado visibilidade às tradições e cosmologia da cultura Aymara que fica ao longo do Lago Sagrado Incas. 
Brasil
Minha planta laranja lima, José Mauro de Vasconcelos


A maioria Zezé quer ser um poeta e gravata borboleta trazer, mas por agora é uma criança brasileira de cinco que se abre para a vida. Em casa é um aparelho que vai para o mal mal e recebe apenas repreensões e surras; Na escola, ele é um anjo com o coração de ouro e uma imaginação transbordante que tem encantado a professora. Mas para uma criança como ele, inteligente e sensível, que cresceu em uma família pobre nem sempre é fácil; quando triste, Zezé se refugia em seu amigo Minguinho um pé de laranja lima, com quem compartilha todos os seus segredos, e os Português, dono do carro mais bonito no bairro. Publicado pela primeira vez em 1968,minha planta laranja lima é a emocionante história de uma criança que vai início da vida adulta. Neste romance, José Mauro de Vasconcelos recriado suas memórias de infância no bairro de Rio de Janeiro de Bangu com um lirismo e sensibilidade que cativou os leitores desde a sua criação e que se tornaram um dos livros mais lidos da literatura brasileira contemporânea . 

Canadá
Minha querida vida, Alice Munro


O amor que nos assombra do passado ou do futuro exige de nós, é o foco desta nova coleção de histórias do grande Alice Munro. Isso é suficiente um beijo roubado, a sombra furtiva de uma mulher, uma tarde bêbado ou questões de risco de uma criança para formar um mundo com seu próprio peso? Se o escritor Alice Munro é um adjetivo simples serve para transportar o local de nascimento de sentimentos e emoções. Os personagens dessas histórias lidar com a dúvida, a dor ea decepção não há recursos, mas a própria humanidade. 
Chile
A Casa dos Espíritos por Isabel Allende


A Casa dos Espíritos conta a saga de uma família poderosa de proprietários de terras latino-americanas. O patriarca despótico Esteban Trueba foi construído com mão de ferro um império privado começa a desmoronar ao longo do tempo e um ambiente social explosivo. Finalmente, o declínio da equipe patriarca de Trueba arrastar uma separação dolorosa. Presa em um relações familiares dramáticas, os personagens deste romance poderoso encarnar tensões sociais e espirituais de uma era que cobre grande parte deste século. 

Colômbia
Amor em Tempos de Cólera de Gabriel García Márquez


A história de amor entre Fermina Daza e Florentino Ariza, no palco de uma aldeia porto caribenho e ao longo de mais de sessenta anos, pode parecer um melodrama de amor frustrado no final superada pela graça do tempo ea força de sua sentimentos próprios, como García Márquez tem o prazer de usar os recursos mais clássicos folhetins tradicionais. Mas, desta vez para uma vez se referiu, não circular, este cenário e esses personagens são como uma mistura tropical de modelos e professores plantas e argilas mão fantasizes seu prazer, para finalmente ir para liderar Territórios mitos e lendas. Sucos, aromas e sabores dos alimentos tropical prosa alucinatória desta vez chega ao porto balanço final feliz. 

Costa Rica
Pura vida, José Maria Mendiluce


Vida pura, adora estado impuro. Ariadne, um Barcelona que trabalha na ONU, apela a uma mudança para a Costa Rica com a intenção de mudar de ar por um tempo. Vinte e sete anos de idade e quer viver. No novo cenário irá combinar a execução do seu trabalho de projecto com uma vida selvagem social, marcada por todos os tipos de excessos. 

Cuba
Três tigres presa por Guillermo Cabrera Infante


Os verdadeiros personagens de Três tigres Trapped (o título vem de um bocado criança cubana) são nostalgia, literatura, da cidade, da música e da noite de Havana, que eventualmente começa a despontar lentamente e reveladora, e da forma atual Art parece coletá-los em uma coisa: os filmes. 
Uma recriação nostálgica de Havana em 1958, e especialmente a sua vida noturna. Uma ode à cidade, recriando e criando mitos, reescrevendo a história da cultura de Havana. 

Dominica
Autobiography of My Mother, Jamaica Kincaid

Autobiografía de mi madre, de Jamaica Kincaid

Uma mulher chamada Xuela nascido em Dominica. O seu nascimento coincide com a morte de sua mãe e incompreensão de seu pai, que o abandonou entregando uma lavadeira. A mãe das Caraíbas e um pai escocês, Xuela optar por não ter filhos. O desamparo inicial do protagonista marcar o espanto com que ao longo de sua vida, ele vai assistir os momentos diários. Em comparação com a tensão vital transmitida por Camus, este livro nos oferece um retrato incomum de uma mulher que se rebela contra todas as facetas da existência. 

Equador  
As cruzes sobre a água, Joaquín Gallegos Lara


O massacre de 15 de Novembro de 1922, é considerado um ato heróico do proletariado sob equatoriano tradição socialista equatoriano (embora muitos dos protagonistas da greve eram realmente artesãos). Foi durante o governo liberal de José Luis Tamayo e pelo exército equatoriano, aparentemente em resposta a um dia de saques levou alguns grevistas naquele dia. Gallegos Lara (que tinha 11 anos na época em que esses eventos ocorreram), militante comunista, mudou-se para as páginas das figuras históricas novela da vida política do país. 
El Salvador
Memória Tirana, Horacio Castellanos Moya


Quando Péricles Aragão, muito crítico do governo do jornalista Brujo, o ditador salvadorenho é preso e vai para a prisão, sua esposa Haydee decide escrever um diário de eventos. Sem querer, marcando o que para ela seria conversas com seu marido, o jornal será narrando a progressão das prisões, a transferência para a penitenciária, proíbe visitas e, simultaneamente, o ambiente familiar e social do casamento: as diferenças -um entre seus pais militares viciado no regime, eo outro liberal, se opôs ao tirano e os destinos dos seus três filhos. Um golpe é então preparado. Clemen precisamente, o filho dissoluto e irresponsável de Péricles e Haydee, que estrela é a outra linha da história: a história das aventuras de dois conspiradores escapou ter que colocar terra no meio. Assim, a história de aventura com momentos hilariantes, alternando com a seriedade e drama honesto de despertar a consciência de Haydee, comprometida com o marido ea causa que ele representa. 

EUA
As Vinhas da Ira por John Steinbeck


Galardoado com o Prémio Pulitzer em 1940, As Vinhas da Ira descreve o drama da emigração dos componentes da família Joad, forçado pela poeira e seca, eles são forçados a abandonar as suas terras, juntamente com milhares de pessoas de Oklahoma e Texas, para a terra prometida da Califórnia. Há, no entanto, as expectativas deste exército dos despossuídos não será cumprido. 
Granada
Diário de bordo (2º, 3º e 4º viagem), Cristóvão Colombo


Antes da chegada dos europeus, Granada era habitada por índios caribenhos que tinha lançado os Arawaks, mais tranquilas da ilha. Granada Colombo chegou em 1498, durante sua terceira viagem ao Novo Mundo. Ele nomeou a ilha Concepcion. O nome Granada é escuro, embora presume-se que os marinheiros espanhóis nomeou-os para a cidade de Granada. No início do século XVIII, o nomeGranada Grenade ou francês era usado com freqüência. 
Guatemala
Surdo, Rodrigo Rey Rosa


Surdos começa com dois desaparecimentos: o de uma criança surda em uma aldeia no interior da Guatemala e Clara, a filha de um rico banqueiro e tirano amigável. Existe uma conexão entre os dois eventos? Que papel Javier amante Clara e família advogado, guarda-costas de Clara e seu pai, e os médicos que administram um hospital de práticas suspeitas? Ainda é possível alguma forma de amor e de justiça através da violência? Um thriller emocionante que é também um retrato cruel da atual Guatemala. 
Guiana
Os sentidos árvore, Oonya Kempadoo


Lula parece fascinado pelas arquibancadas Mango Tree, sinistro, segundo a casa de sua família em Tamarind Grove, uma cidade na costa da Guiana. Lula está convencido de que a alça sabe tudo e vê tudo, desde os mais escuros segredos dos mistérios mais luminosas, e, em particular, tudo relacionado ao sexo ainda enigma insondável. Neste paraíso da ilha, no entanto afogado pela ditadura ramos e folhagens sufocando Linder Forber Burnham, vivendo, entre outros, o tio Joe, um trio de prostitutas inquietas, o libidinoso Iggy DeAbro e praticante de vodu tia Ruth. Na sombra das manga, e marcada pela violência doméstica e conflitos raciais, todos eles parecem alheios à realidade. Lula ocupado demais com seus próprios assuntos, apenas ver e compreender tudo o que a árvore se recusa a dizer. 

Haiti
O Reino deste Mundo, Alejo Carpentier


O Reino deste Mundo recria eventos únicos, abrangendo os séculos XVIII e XIX anteriores e posteriores independência haitiana. Estimulado pela prodigiosa história original e usando um comando magistral de recursos narrativos. 

Honduras
A Costa do Mosquito por Paul Theroux


Allie Fox, gênio autodidata, inventor visionário e adversário fanático do modo de vida americano, despoticamente sustenta sua família sob o feitiço de suas idéias e iniciativas extravagantes. Uma manhã, cansado do que ele chama de civilização, decide ir para um misterioso destino. Só mais tarde, embarcou em um cargueiro embalado bananas, quando a família saber o final, você pode esperar: A Costa do Mosquito, em Honduras, onde ela vai começar a aventura delirante. Na luta memorável para construir e sustentar o pai utopia louco cresce confronto sutil entre ele e seu filho, verdadeiro narrador de uma jornada que poucos irão esquecer. Alguns são fuga em O tributo Mosquito Coast to Robinson Crusoe e Daniel Defoe, seu criador, apesar de caráter peculiar Theroux, Allie Fox, ao contrário Crusoe, obstinadamente se recusa a voltar para casa, o mundo civilizado. 

Jamaica
Pao, Kerry Jovem


Kingston, 1938. O jovem Pao atinge Jamaica fugindo da guerra civil chinesa e pronto para se tornar o padrinho de Chinatown, assumindo o lugar de seu tio. Mas carece de madeira Don Corleone. Seus golpes são menores, ea proteção oferecida, desnecessário. Ele é um cara sensível que, quando você não reivindicar seu negócio refugia-se na sabedoria antiga da China. Ao longo dos anos, o fosso entre os seus interesses e seu trabalho se torna mais profundo. Venha 1960 motins, Jamaica caminha em direção à independência, eo padrinho de Chinatown deriva ... 

México
Pedro Páramo de Juan Rulfo


Pedro Páramo é uma das obras-primas da literatura americana. O romance conta como o protagonista, Juan Preciado, vai em busca de seu pai, Pedro Páramo, para a cidade mexicana de Comala, um, misteriosa, lugar sem vida vazia. Lá, o jovem descobre que todos na aldeia é chamado Paramo, muitos deles são seus próprios irmãos, e Pedro Páramo está morto. Estamos, portanto, confrontados com uma atmosfera misteriosa e fantástica novela que envolve o leitor e os transporta para uma terra mágica de ramificações surpreendentes. 

Nicarágua
O céu chora por mim, Sergio Ramirez


Inspector Dolores Morales e vice-inspetor Bert Dixon, ex-guerrilheiros e membros do Departamento da Polícia da Nicarágua Narcóticos investigam o desaparecimento de uma mulher. As únicas pistas são uma costa abandonada suspeito de transportar drogas, um livro queimado e uma camisa iate sangrenta. O caso vai piorar depois do aparecimento de vários organismos, incluindo a testemunha principal. Em protagonistas ardentes caóticas e Manágua deve enfrentar com coragem e humor, não só para o poderoso cartel de Cali e Sinaloa, mas ex-colegas de insurreição foram melhor adaptada aos tempos e traíram seus antigos ideais. O céu chora para mim é uma história de detetive narrado com a tensão e ironia, uma visão ácida de uma sociedade em que as forças do bem são, por vezes, as forças do mal e em que Sergio Ramirez faz um retrato colorido e grotesca de um mundo de traficantes de drogas, crime, corrupção e abuso de poder. 

Panamá
Um caminho entre dois mares, por David McCullough


O cruzamento entre dois mares conta a história de homens e mulheres que lutaram contra todos os contratempos para cumprir o sonho, durante quatro anos, para construir uma passagem da água entre os oceanos Atlântico e Pacífico. É uma história de proezas de engenharia, conquistas colossais médicos, jogos de poder político, sucessos e fracassos trágicos heróicos. Com seu dom notável para uma exposição lúcida e realista, McCullough tece os diversos tópicos deste evento memorável para torná-lo uma narrativa convincente. 

Paraguai  
Filho do homem, Augusto Roa Bastos


Este romance personifica o mundo trágico do homem paraguaio durante a ditadura de José Gaspar Rodríguez de Francia. Com um estilo jornalístico, o autor mostra o quadro sombrio da pobreza causada pelo abuso de poder oferecer uma realidade colorida pela imaginação mais crua e delirante, fazendo o leitor verdadeira testemunha de sua história. A exuberância do ambiente e do homem americano descrito por Roa Bastos, torna este romance uma obrigação para aqueles que amam a autenticidade ea leitura da dignidade humana. 

Peru
Conversa na Catedral, Mario Vargas Llosa


Sambo Ambrosio Zavalita e falar na Catedral. Eles descobriram no Peru, durante a ditadura Ochenio General Manuel A. Odría. . Algumas cervejas e um rio de palavras em liberdade para responder à palavra amordaçado pelo Conversação ditadura na Catedral é mais do que um marco no curso literário de Mario Vargas Llosa: é um ponto de referência incontornável, um dado fixo em a história da literatura corrente. 
República Dominicana
A Festa do Bode por Mario Vargas Llosa


La Fiesta del Chivo testemunhando um retorno duplo. Urania Cabral ao visitar seu pai em Santo Domingo, de volta a 1961, quando a capital dominicana ainda chamado Ciudad Trujillo. Há um homem que não suar Bullies três milhões de pessoas sem saber que uma transição para a democracia maquiavélico está se formando. Vargas Llosa, um clássico contemporâneo, relata o fim de uma era dar voz, entre outras figuras históricas, impecável e implacável Geral Trujillo, apelidado de cabra, ea calma e inteligente Dr. Balaguer (eterno presidente da República Dominicana). Com precisão difícil de superar, esta Peru universal mostra que a política pode ser cortada por meio de corpos, e que uma pessoa inocente pode se tornar um presente complicado. 

São Cristóvão e Nevis
A árvore do viajante: uma viagem através das Antilhas


Patrick Leigh Fermor, o viajante ideal -culto, curioso, com um fino senso de humor e um interesse genuíno em tudo novamente relata a experiência de uma odisséia pessoal através do Caribe nos anos 40 Fermor traça a longa cadeia de ilhas Steamboat antilhano, vela, avião e, a pé, tomando nota dos detalhes mais pitorescos da vida cotidiana, a paisagem e os costumes dos habitantes. 
São Vicente e Granadinas
Contos e lendas do Caribe, Luis Rafael


West Indies, graças às contribuições de dezenas de pessoas que passaram por eles, é uma das áreas do mundo têm muito mais preciosa do que o ouro como fluxo perseguido por conquistadores, colonizadores e piratas: a riqueza de seus muitos mitos e lendas. Em suma, a taxa de fluxo da mistura de fato e ficção que fazem o filho fruta Novo Mundo e o real eo maravilhoso. 
Santa Lúcia
Midsummer, Derek Walcott


Derek Walcott, agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1992, foi distinguido por imersão em água diferente, quer nas Caraíbas ou no mar Egeu, a partir da qual surgiram os maiores poemas nunca. Esta antologia, traduzido por José Luis Rivas, inclui uma selecção de seu trabalho 1946-2004, mostrando uma Derek Walcott possui uma visão universal e classifica como uma das vozes essenciais do nosso tempo. Na poesia de diálogo Homer Walcott, Helena, João de Patmos, uma garçonete na Grécia, o som dos tambores de Santa Lúcia, pintura Tiepolo, os escombros do Parthenon, os números nas cinzas de Pompéia, Seamus teatro Heaney, o pensamento de Octavio Paz e Brodsky. 

Suriname
O reino de flor de laranjeira, Linda Belago


No reino de flor de laranjeira, Linda Belago narra o destino emocionante de uma mulher no período turbulento da colonização. Um romance maravilhoso que leva o leitor da Holanda para o exótico velho Suriname, e contém todos os ingredientes necessários para criar um romance de sucesso de evasão: uma história cativante e uma paisagem tropical, bela e exuberante. 

Trinidad e Tobago
Perda de El Dorado, VSNaipaul


Naipaul conta a pequena e grande história de sua ilha natal Trinidad. Desde os primeiros dias da Conquista, Trinidad foi o ponto de partida para as expedições espanholas selvagens e sangrentos em busca da lendária cidade de ouro. Ele também era um território de batalha para as ambições coloniais da Inglaterra, que não pararam de tomar o poder na área aproveitando as condições que levaram, no início do século XIX, as guerras de independência das colônias espanholas na América. Naipaul explica todos os eventos marcados pelo sangue que determinariam o destino de seus habitantes atuais. 

Uruguai
The Purple Terra, WH Hudson


The Purple Terra   - Dos poucos livros felizes na terra, nas palavras de andanças Borges informa-forçados de um inglês por Banda Oriental conturbada (apresentar Uruguai) e seu retorno esperado para Buenos Aires. Unanimemente considerada a obra-prima de Hudson, a peça teve a sua primeira edição, o 1885, o título eloquente da terra roxa que perdeu Inglaterra (mais tarde encurtado pela vontade expressa do mesmo autor): esta é a descrição humana de um mundo perdido assim epifânica em seu sonho como dimensão mítica, que Borges chamou o Cordeiro crioulização sorte, uma moralidade marrom gradual algo reminiscente de Rousseau e Nietzsche fornece alguma conversão. 

Venezuela
Dona Barbara, Romulo Gallegos


Dona Barbara, onde as planícies venezuelanas é o personagem central, é seu trabalho mais bem sucedido. Ela dramatiza o conflito entre civilização e barbárie que eles acreditam que definiu o ser da Venezuela e sua realidade. O final feliz simboliza um futuro de esperança para o país. 

A partir da lista Acabo de ler um par de livros, que, se ambos excepcional: O Amor nos Tempos do Cólera, Garcia Marquez e As Vinhas da Ira, de Steinbeck. Então, como você pode ver, não é muito bem informados sobre a literatura americana, mas certamente por esta lista (existem vários títulos que fizeram-me rir) Eu encontrar alguma leitura. 

A próxima lista será países africanos. Em alguns dias eu colocá-lo. 

Bem, isso é tudo. Espero que gostem da lista. Se você tem alguma sugestão para um determinado país, você pode ajudar a melhorar a lista de deixar sua sugestão nos comentários.


You may also like

Nenhum comentário: