Autores locais marcam presença na programação do Festival Capixaba de Literatura

/
0 Comments
Dos novos escritores como Aline Dias, Isabella Mariano e Izabela Orlandi, até quem já integra a cena literária há anos, como Caco Appel, Caê Guimarães e Pedro J. Nunes. Assim está a programação literária da segunda edição do Festival Capixaba de Literatura. Serão debates sobre a literatura em diálogo com outras áreas, como o cinema e a dramaturgia; contação de histórias, leitura dramática, performance e diversos lançamentos e relançamentos de livros - ao todo 18 títulos. 
 
A abertura do evento é nesta terça-feira (1), no Centro Cultural Sesc Glória, Centro de Vitória, a partir das 18h e com entrada franca. Até domingo (6), a Sala da Palavra será movimentada com a programação do festival - sempre com atividades à tarde. A programação prevê um debate, seguido do lançamento de três livros de autores distintos que iniciarão bate-papos. 
 
Dentre as discussões que serão abordadas durante o evento estão as mesas Literatura e História, com Tom Gil e Rodrigo Caldeira; Música e Literatura, com Vitor Góes e Mônica Vermes; e Literatura e Cinema, com Alexandre Curtiss e Eurico Scaramussa; entre outras.
 
Na abertura desta terça (1), às 18h, haverá leitura dramática da obra Piquenique no Front,de Fernando Arrabal, a partir da interpretação de Márcio Anderson Martins. O assunto da dramaturgia se estende à mesa Dramaturgia, às 19h, com participação de Alvarito Mendes e Wilson Coêlho. O fechamento do dia terá seus três primeiro autores que lançaram livros: Jhon Almeida (Meus Versos), Anthony W. Marques (Um tudo do meu eu) e Vander Vieira (Silêncio e Descaminho).
 
Um recorte das obras literárias presentes
 
 
As editoras Pedregulho e Cousa, ambas locais e independentes, estão bem representadas no evento a partir do relançamento de diversas obras publicadas pelas editoras recentemente. A Cousa estará presente no evento com Vácuo, do já reconhecido escritor Caê Guimarães. O livro reúne poemas produzidos entre os anos de 2007 e 2014 e que versam sobre temas ímpares como boxe, mitologia, sexo, entre outros. 
 
E, caracterizada por lançar livros de diversas mulheres neste últimos meses, a Pedregulhoserá representada no Festival com Cortes Lentos, da jovem Isabella Mariano, escritora já de sua segunda obra e que também reuniu poemas neste livro que, em suma, fala sobre perdas; além disso, O Mundo de Cá, bem recentemente lançado pela Pedregulho será relançado no Festival também. A obra é o primeiro livro de Juane Vaillant e apresenta um universo de contos fantásticos para o público infantojuvenil; e Além das pernas, uma reunião de contos sobre personagens femininos escritos por Aline Dias, será também um dos representantes da editora. 
 
Outras editoras também serão representadas no evento, como a paulista Patuá, a partir do livro Vão dos Bichos, de Izabela Orlandi, uma obra que apresenta um fluxo poético sobre temáticas como morte, vida e desejo. E ainda outra editora de fora, a Penalux, que publicou a capixaba Ingrid Carrafa, com o livro de poesia marginal Entre Rosas e Abismos. A Edufes também será representada por alguns autores, como Israel Rosário, autor deCom dias cantados, que reúne poemas que têm como fio temático a percepção do que seja fazer poesia. 
 
 
Serviço
 
A segunda edição do Festival Capixaba de Literatura será realizada de terça (1) à domingo (6), na sala da palavra, do Centro Cultural Sesc Glória – avenida Fernando Ferrari, 428, Centro de Vitória. A entrada é livre. 


You may also like

Nenhum comentário: