Vimeo financia projetos de mulheres cineastas e defende igualdade de gênero no cinema

/
0 Comments
O Vimeo acaba de lançar a iniciativa Share The Screen (Compartilhe a Tela), que vai ajudar mulheres cineastas a terem mais espaço e apoio no meio audiovisual. A ideia é dar o respaldo por meio de financiamento, workshops e apoio na distribuição via streaming. O projeto do Vimeo começa oficialmente em 18 de fevereiro, com a estreia de Darby Forever, curta de Aidy Bryant, atriz do Saturday Night Live.

O debate envolvendo a participação da mulher na indústria do cinema e sobre sexismo ganhou força há cerca de um ano, quando a atriz Patricia Arquette falou sobre igualdade salarial em seu discurso após ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Boyhood na cerimônia de 2015. Já em outubro do mesmo ano, a atriz Jennifer Lawrence  publicou um artigo na newsletter feminista Lenny,  intitulado Why Do I Make Less Than My Male Co‑Stars? (em português: Por que eu ganho menos do que meus colegas do sexo masculino?. Declarações e manifestações como essa foram se tornando mais comuns e a discussão ganha cada vez mais espaço.

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Centro de Estudo das Mulheres na Televisão e no Cinema da San Diego State University, dos 250 maiores filmes de Hollywood lançados no ano de 2015, apenas 7% foram dirigidos por mulheres, enquanto os homens dominaram 85% das produções. O relatório, publicado pela Variety no segundo semestre de 2015, também aponta a ausência feminina entre diretores (85%), roteiristas (80%), produtores (33%), editores (78%) e câmeras (92%). A pesquisa é coordenada por Martha Lauzen, que investiga há 20 anos a representação da mulher à frente e por trás das câmeras.

Também fortalecendo a discussão, em 2016 nasce, enfim, o Prêmio Cabíria, criado pela cineasta Marília Nogueira, devido a uma campanha de financiamento coletivo bem-sucedida. O objetivo do projeto é trazer visibilidade a bons roteiros que tenham protagonistas femininas, com o objetivo de levar essas histórias mais longe e financiá-las, permitindo que tenham a chance de chegar às telonas.


You may also like

Nenhum comentário: