CCJ - Centro Cultural da Juventude

/
0 Comments

Confira 
​a​
 seguir 
os destaques da programação do CCJ para esta semana e participe! 
Para saber muito mais sobre o CCJ, visite nossa página www.ccj.art.br.

​​
5ª INDEPENDENTE | PERIFERIA A MASSA
​O​
 grupo “Periferia A Massa” é formado por seis amigos da zona norte de São Paulo, vindos da periferia; Kleber Martins da Cohab de Carapicuíba, Allex Costa do “Boi Malhado”, Douglas Santos de Guaianazes, Primão Souza e Silas Priminho da favela do “Cal e Cimento” e Roy Tavares centro de São Paulo.

​​
Dia 07/04, quinta, 20h. Calçadão Douglas Rodrigues.                                                      

Livre para todos os públicos. 90 minutos Não é necessário retirar ingressos.

IV FEIRA DO LIVRO EM COMEMORAÇÃO AOS 10 ANOS DO CCJ
​​
A Feira do Livro do Centro Cultural da Juventude este ano acontece nos dias 8, 9 e 10 de abril, em comemorações de 10 anos do CCJ. Grandes editoras estarão reunidas, oferecendo, no mínimo, 50% de desconto nas suas publicações para diversas áreas de interesse e públicos.
Editoras presentes: Editora Unesp, Editora WMF Martins Fontes, Editora 34, Martins Fontes, Editora Nova Alexandria, Editora Contexto, Editora Senac São Paulo, Odysseus, Estação Liberdade, Editora Aleph, Editora Panda Books, Editora Vozes, Editora Martin Claret, Editora Gente, Carochinha Editora, Jujuba Editora, Brinque-Book, Publfflch, Editora Reformatório, Editora Magma Cultural, Alameda, Editora Ciranda Cultural, Novo Conceito, Escrituras, Évora, Editora Perspectiva, Pensamento – Cultrix, NVersos, Global, Cortez Editora, Companhia das Letras, Objetiva, , Planeta, Grupo Editorial Record (Paz e Terra, Civilização Brasileira, Bertrand Brasil, Difel, José Olympio), L&PM Editores, Alaude, Elementar, Livro Falante, Hedra, Callis, Gryphus, Conrad, Ibep-Nacional, Publifolha, Três Estrelas, Pulo do Gato, Edipro, Lexikon, Annablume, Leud, Pillares, Central de Concursos, Cereja, Expressão Popular, 2AB, Nova Terra, Boitempo.

Escritores independentes 
​também participam, além de lançamentos de livros.

Outros destaques: Oficina de Haikais; Menor Slam; Sarau D’Quilo; Serenando; Levante Mulher.
Sarau do Kintal; Cia. Alcina da Palavra; Elo em Brasa (Elo da Corrente + Sarau da Brasa); Shows do GOG; Eloi Polêmico e Chorus Brasil.

​​
Dias 08, 09 e 10/04, sexta e sábado, das 10h às 20h e domingo, das 10h às 18h. Arena.

Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso. Haverá maquina de cartão de crédito e debito.

​​
OFICINA DE HAICAIS

A partir da leitura de haicais de Paulo Leminski e de outros poetas, os participantes percorrerão o Centro Cultural da Juventude e seu entorno, observando detalhes, capturando instantes e traduzindo-os em haicais feitos em papel.
As produções serão penduradas em um varal de bambu, podendo ser apreciadas, recolhidas e levadas por outras pessoas. Um convite à contemplação e à ação poética. Tempo e espaço percebidos, traduzidos, estendidos e compartilhados por quem os vive.
Haicai é um poema escrito em linguagem simples, sem rima, estruturado em três versos que somam dezessete sílabas poéticas; cinco sílabas no primeiro verso, sete no segundo e cinco no terceiro.

​​
Dia 8/04, sexta, 10h. Calçadão Douglas Rodrigues.

Livre para todos os públicos. 150 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
RODA DE CONVERSA | HISTÓRIAS QUE SE TECEM

A relação com o livro, assim como outras relações, é construída socialmente. A partir da sua trajetória, cada um constrói a sua própria história leitora. Qual é a sua história como leitor/a? E como ela se relaciona na formação de outros leitores? Nesta roda, trocaremos a respeito de livros, de vida e de maneiras de incentivar e formar novos leitores.
Com Cláudia Vóvio (Professora Doutora da UNIFESP), Daniela Padilha (Editora de Literatura Infantil e Fundadora da Editora jujuba) e Márcia Leite (Fundadora e Editora da Editora Pulo do Gato). Mediação de Giuliano Tierno (Doutorando e mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da UNESP).

​​
Dia 08/04, sexta, 10h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
MENOR SLAM

O Menor Slam do Mundo é uma competição com poesias de até 10s. Venha participar dessa batalha como jurado ou competidor. Há também o minimenor slam do mundo, com poemas de até 3s, e o nano slam com até 1s.

​​
Dia 8/04, sexta, a partir das 12h. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. 240 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
OCUPAÇÃO LITERÁRIA BANHO DE LEITURA

Banho de leitura é um dos formatos da banho de leitura ocupação literária, onde uma banheira com almofadas e livros convida os passantes a tomar um banho de leitura.
Ocupação literária é um projeto de mediação literária em que levamos livros e propomos a troca de histórias, mesclando histórias dos livros e histórias do lugar onde fazemos a ação, contamos e ouvimos, evoluindo para conversas sobre o espaço, o tema literário e memórias.

​​
Dia 08, 09 e 10/04, sexta, sábado e domingo, 15h. Calçadão Douglas Rodrigues.

Livre para todos os públicos. 240 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
LANÇAMENTO | A IMENSIDÃO ÍNTIMA DOS CARNEIROS

Um romance sobre o medo e suas consequências. O medo como herança familiar sobrevivendo por gerações e se infiltrando no inconsciente da família. Mas é, entretanto, também, um livro sobre redenção, sacrifício e transformação.
Assaad Simão Maluf veio do Líbano para o Brasil ainda menino, depois de viver uma tragédia na família, no ano de 1920, período final do domínio do império otomano. Marcelo, seu neto, não o conheceu. Quando nasceu, em janeiro de 1974, Assaad Simão já havia falecido. Apenas sabia de seu avô pelas histórias que contavam os seus pais. Sentado à janela da casa, Assaad escreve em um caderno suas memórias sobre a infância no Líbano, quando pastoreava carneiros nas montanhas de Zahle. Marcelo acompanha, como uma presença invisível, a escrita do avô, que está vivendo os seus últimos dias.
Com Marcelo Carneiro (autor).

​​
Dia 08/04, sexta, 15h30. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
SARAU D’QUILO

“Temos vários belos motivos para nos encontrarmos, mas a poesia sempre será a consequência do encontro”. Foi da vontade de jovens moradores de Perus (região noroeste de SP) de se encontrarem e encontrar as poesias um do outro, que nasceu o Sarau D’Quilo, em meados de 2011, na Comunidade Cultural Quilombaque. Em 2014, o sarau ampliou suas atividades para a Praça Inácio Dias, com o objetivo de ocupar o espaço público com arte e aproximar-se da comunidade. Em 2015, alcançou também a Biblioteca Padre José de Anchieta ressignificando o espaço, que passou a ficar aberto até às 23h nas sextas-feiras de sarau. Reunindo artistas de todas as vertentes, o sarau é um espaço de constante troca, onde todos são muito bem vindos a apresentarem suas artes.

​​
Dia 8/04, sexta, 17h. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
LANÇAMENTO | AVESSO

​S​
egundo a professora Yara Maria Martins Nicolau Milan, autora do prefácio do livro de Guilherme Moura: Em verdade a obra organiza-se em uma catarse, um momento de libertação da superação do medo, da opressão e do vazio, um compartilhamento da única esperança possível de eternidade. O protagonista vive sem se enganar e encara os milhões de problemas de frente. Assim é o livro de Moura rápido e nocauteador, é um chute na cara de várias personas non gratas que vivem nesse mundo.
Guilherme Moura: Autor.

​​
Dia 8/04, sexta, 19h. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
LER LIVROS PARA LER MELHOR A VIDA

Livros que promovem situações de diálogo e de aproximação sobre a vida, sobre o outro e sobre si mesmo junto a crianças e jovens.
Márcia Leite | Diretora editorial da Editora Pulo do Gato, escritora de livros infantojuvenis, educadora e consultora na área de literatura para infância.
Susana Ventura | Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, professora, pesquisadora e autora de livros para crianças e jovens.

​​
Dia 09/04, sábado, 10h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 120 minutos. 30 vagas. Inscrições a partir de 29/03 somente na recepção do CCJ.

​​
SERENANDO

Serenando é uma intervenção lírico-musical que tem como objetivo convidar o público a receber uma serenata.
O cenário é composto de 02 janelas: Uma que fica a 2 metros de altura do chão com uma escada atrás para que o homenageado possa subir e ouvir poemas e/ou músicas. A outra janela é na altura do chão, não precisa de escada e tem como objetivo incluir os idosos, as crianças e/ou portadores de outras necessidades físicas. O repertório musical e poético é escolhido pelo grupo e oferecido ao público em forma de “cardápio”, sistema Jukebox. O cenário nômade, com ajuda de um sistema de rodinhas, vai sendo transportado pelo espaço convidando o público a participar.
Com Cia. Lira dos Anjos.

​​
Dia 9/04, sábado, 12h. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. 240 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
CRIANÇAS EM TEMPOS DE GUERRA, LIVROS PARA TEMPOS DE CRISE

A arte e a literatura ajudando as crianças a conviverem com a realidade opressora das situações de conflito, violência, deslocamento e privação a que estão expostas.
Márcia Leite, diretora editorial da Editora Pulo do Gato, escritora de livros infanto-juvenis, educadora e consultora na área de literatura para infância.
Susana Ventura, doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, professora, pesquisadora e autora de livros para crianças e jovens.

​​
Dia 09/04, sábado, 14h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 120 minutos. 30 vagas. Inscrições a partir de 29/03 somente na recepção.

​​
BATE PAPO COM A ESCRITORA INFANTIL ANA CRISTINA RODRIGUES

A escritora Ana Cristina Rodrigues autora de 3 publicações conta a sua experiência com os livros e como se apaixonou pela leitura. Ela fala sobre a descoberta dos saraus e como surgem as ideias para novas estórias.

D​
ia 9/04, sábado, 13h. Espaço Tagarela.
Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
A FESTA

Em um reino não muito distante, vive a princesa Maria Joaquina, porém neste reino é proibida a entrada de crianças. A peça se passa no dia do aniversário da princesa. A menina que nunca conheceu outra criança pede um presente impossível. O conselheiro real, Sr Blacaman, sem saber como agradar a menina, decide levar como presente uma criança. Muitas aventuras irão acontecer, já que é proibida a entrada de crianças.
A peça é uma livre adaptação dos contos “O aniversário da Infanta” de Oscar Wilde e “Blacaman, o vendedor de Milagres” de Gabriel Garcia Márquez.
Programação integrante do Circuito Municipal de Cultura.
Ficha técnica:

Tatiana Rehder (direção), Andrea Serrano, Camila Arelaro, Eugenia Cecchini, Isadora Petrin, Marcela Arce, Marilia Miyazawa e Tatjana Eivazian (elenco), Isadora Petrin (figurino), Fábio Freire (músicas).

​​
Dia 09/04, sábado, 15h. Calçadão Douglas Rodrigues.

Livre para todos os públicos. 55 minutos. Não é necessário retirar ingressos antecipados.

​​
LANÇAMENTO | “BARÁ NA TRILHA DO VENTO” DE MIRIAM ALVES

O especialista em literatura afro-brasileira, Cristian Souza de Sales, afirma que Miriam Alves recupera histórias e memórias unidas pelos fios de contas que compõem a nossa ancestralidade. Em “Bará na Trilha do Vento”, ela concretiza o assenhoramento do poder da palavra tomada pelas escritoras negras brasileiras como principal instrumento de reivindicação na luta pelo direito à voz, em especial no combate às desigualdades históricas que têm sido reproduzidas pelo racismo e pelo sexismo.

A autora pertence a uma linhagem de escritoras formada por mulheres negras que, driblando imposições e modos de silenciamentos, em seus respectivos contextos, buscaram rotas alternativas para uso da palavra, conseguindo expressar uma visão de mundo distanciada daquela difundida pelas narrativas tradicionais. 
 
​​
Dia 09/04, sábado, 15h. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
AS ROSAS FALAM

Levante Mulher participa do lançamento de Bará na Trilha do Vento, com Sketches que discutem a relação de gênero, o patriarcalismo, o capitalismo e sobretudo o machismo imposto, produzido e reproduzido no cotidiano de todos, trazendo a força para se erguer, transformar, romper com velhos paradigmas e mostrando que as Rosas falam e lutam!

​​
Dia 09/04, sábado, 15h30. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
SARAU DO KINTAL

O sarau é realizado pela tradicional família Monteiro que desde sua chegada à Avenida Inajar de Souza promove atividades com o objetivo de dar destaque à cultura negra. O Sarau do Kintal acontece mensalmente no quintal da família Monteiro e recebe músicos, poetas e artistas do entorno.

​​
Dia 9/04, sábado, 17h. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.
​​
POESIA AO PÉ DO OUVIDO

Nem sempre os nossos cinco sentidos são usados e aguçados, e, por muitas vezes nos deixamos predominar pela visão. Por esse motivo propomos aos participantes que fechem seus olhos e escutem o que uma boa leitura ao “pé do ouvido” possa oferecer em outros campos sensoriais.
Cia. Alcina da Palavra.

​​
Dia 10/04, domingo, 12h. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
LANÇAMENTO | CULTURAS DAQUI – OLHARES DA BRASA

O livro é um registro fotográfico de áreas do Distrito da Brasilândia com fotos de Avelino Regicida, Enver Padovezzi e Sonia Bischain. Cultura Daqui- Olhares da Brasa conta com entrevistas de grupos que atuam na região, principalmente nas áreas culturais e de movimentos de moradia, e assim, amplia possibilidades de entender e conhecer melhor os movimentos políticos e culturais da região.

​​
Dia 10/04, domingo, 15h30. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
SARAU ELO EM BRASA

Roda de poesia falada composta por integrantes dos saraus “Poesia na Brasa” (Brasilândia) e “Elo da Corrente” (Pirituba). Esse encontro acontece desde 2011 e firma a parceria desses coletivos, mesclando literatura periférica, negra e nordestina ao som de atabaques, pandeiro, agogô e berimbau.

​​
Dia 10/04, domingo às 17h. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
CHORUS BRASIL

O grupo vocal Chorus Brasil apresenta os grandes sucessos da música pop internacional (Beatles, Elton John, George Michael, John Lennon, etc) e do melhor da música brasileira (Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Cazuza, D’Black, Tim Maia, Roberto Carlos, entre outros), além de produções autorais em variados arranjos. O grupo é formado por renomados e premiados cantores reconhecidos pelo grande público e pela crítica – Rafael Righini, Julio Brabosa, André Abreu, Rodrigo Bulgarelli e Will Sancar.

Programação integrante do Circuito Municipal de Cultura.

​​
Dia 09/04, sábado, 19h. Anfiteatro.

​L​
ivre para todos os públicos. 60 minutos. 300 lugares. Necessário retirar ingresso no dia da atividade na recepção do CCJ, 3 horas antes do início do espetáculo, até 2 por pessoa.

​​
BANDA ALAMEDA DOS ANJOS

A banda Alameda dos Anjos, formada por jovens compositores e participantes do programa Vocacional, apresenta o show “Composição Viva”. Com canções voltadas para jovens e seus conflitos como LGBTfobia, conflitos religiosos e amorosos, reflexões existencialistas e como crescer em meio ao caos da cidade grande. Influenciados por grandes nomes de nossa música popular, a banda mostra um show que mistura Rock e MPB.
Projeto desenvolvido com recurso do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, edição 2015.

​​
Dia 10/04, domingo, 10h. Espaço Tagarela.

Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

​​
GOG E ELOY POLÊMICO ENCERRAM A IV FEIRA DO LIVRO DO CCJ

Com uma performance ensaiada sem perder a naturalidade, o rapper Eloy faz de seus shows um verdadeiro teatro sobre sua vida e sobre suas opiniões ‘polêmicas’. Atualmente Eloy Polemico faz parte dos artistas da Kilo inc, e pretende lançar seu primeiro disco solo em 2016, mas continua com os trabalhos em seu coletivo, os Morlockz.

Já o GOG (Genival Oliveira Gonçalves), um dos rappers mais premiados do hip hop brasileiro, sobe aos palcos do Centro Cultural da Juventude para apresentar faixas de seu novo CD ISO 9000 do Gueto. A aproximação com a literatura marginal e os movimentos culturais são essenciais para a sobrevivência do seu texto. E assim GOG estreitou alianças com vários ativistas: Sérgio Vaz, Férrez, 1daSul, Nelson Maca, Coletivo Blackitude, Alessandro Buzo e Sacolinha Graduado.O rapper brasiliense vem acompanhado de DJ A no toca discos, Victor Vitrola na voz e baixo, Richelmy Oliveira na percussão e Rafael Cruz (o Tico) no baixo.
Programação integrante do Circuito Municipal de Cultura.

​​
Dia 10/04, domingo, 18h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 300 lugares. Necessário retirar ingresso no dia da atividade na recepção do CCJ, 3 horas antes do início do espetáculo, até 2 por pessoa.


Além disso, sugerimos que você fique em contato conosco pelas Redes Sociais:




You may also like

Nenhum comentário: