Documentário “Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil”, de Marco Del Fiol, estreia em circuito comercial

/
0 Comments

Está em cartaz no circuito comercial o documentário Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil, dirigido por Marco Del Fiol.

Filmado no Brasil entre 2012 e 2015, o documentário retrata uma busca da artista plástica sérvia pela conexão entre arte e espiritualidade. Além de mostrar as maravilhas naturais dos lugares visitados, ela também apresenta suas experiências com a religiosidade brasileira como, por exemplo, o trabalho e as cirurgias espirituais realizadas pelo médium João de Deus, em Goiânia, o sincretismo religioso da Bahia, rituais de ayahuasca realizados na Chapada Diamantina, incorporações no Vale do Amanhecer, no Distrito Federal, além de um grupo de xamanismo de Curitiba.

O resultado do recorrido de cerca de 6.000 km pelo Brasil é uma mistura de roadmovie, cinema direto, performances e filme etnográfico que registra os processos de apropriação artística e humana de Abramovic.

O diretor, Marco Del Fiol, se especializou em documentários realizados com o mínimo de equipe e equipamento. Nesse formato, realizou trabalhos para a MTV Brasil, Associação Cultural Videobrasil, Canal Futura e Centre Pompidou. Além de Espaço Além, ele assina a direção de Segundo Movimento para Piano e Costura(2011) e Mau Wal: Encontros Trauzidos (2002). No momento ele trabalha na produção de Marina Abramovic in Brazil, documentário sem data para lançamento.

Em Espaço Além,Abramovic compartilha com o espectador tudo o que está pensando e sentindo, ou seja, não só a espiritualidade é objeto desse documentário, mas também os sentimentos da artista, seu monólogo interior, onde ela oscila entre a descrição do que está vivendo e a lembrança de experiências passadas, como outras viagens místicas realizadas em países asiáticos. A pergunta que ela provoca é: a arte pode ser um veículo de expansão de consciência?

A poeta e produtora cultural, Cris Rangel, comenta que ficou bastante interessada em assistir a esse documentário. “Mais por conta da oportunidade de ver a diversidade religiosa do Brasil do que pela própria Marina. Acho que os trabalhos do começo da carreira dela eram interessantes, mas ao longo do tempo ela foi se tornando pop demais, um pouco apelativa, acho ela supervalorizada. ”

Porém, a artista tem sua parcela de fãs no Brasil, que legitimam a mistura de arte e espiritualidade. A estudante de artes plásticas Marina da Silva, conta que frequenta terreiros de umbanda há muito tempo e que enxerga uma relação muito grande entre as performances de Abramovic e os rituais. “A espiritualidade sempre foi uma questão muito forte e presente na minha vida e quando comecei a conhecer melhor o trabalho da Marina me senti contemplada por ver obras que transpassavam espiritualidade, e não de uma forma pueril, muito pelo contrário. A espiritualidade não como tema, mas sim como suporte para a performance. ”

O documentário foi produzido Casa Redonda e a distribuição está a cargo da Elo Company.


You may also like

Nenhum comentário: