Guia Mundial Leituras (III) EUROPA

/
0 Comments





Nesta terceira parcela do mundo Guia Leituras vamos parar na Europa. O velho continente é composta por 50 países (43 Europeu e 7 Eurasian totalmente). 7 países euro-asiáticos são a Rússia, a Turquia, Cazaquistão, Azerbaijão, Geórgia, Chipre e Arménia. Uma vez que são países da Ásia e da Europa, o que eu pretendo fazer é colocar esses sete países em ambas as entradas (no hoje e no próximo vai ser o continente asiático). 

Gostaria de lembrar que a qualquer momento o guia é uma seleção dos melhores romances ou livros, porque pode haver outras ou melhores títulos que melhor representam as idiossincrasias de cada território. Apenas o que eu tenho feito é para recolher e lista ou romances definido em cada um desses países com o objetivo de formar uma globais livros de lista, em que todos os países do mundo têm um lugar. 

Eu também quero esclarecer, que os livros não precisam ser escritas por autores nacionais, a única exigência que tenho tido em conta é que o livro, ou uma parte substancial dos mesmos, está situado em um determinado país. 

Como nota curiosa eu comentei que há um país em que eu tinha que fazer alguma armadilha. Tem sido impossível encontrar todos os livros traduzidos para o espanhol o pequeno Estado de San Marino. No final, depois de estar prestes a sair como impossível, eu encontrei um site (Festival de Poesia de Medellín) alguns poemas traduzidos escritor sanmarienense. Como não havia cobertura para esses poemas, o que eu fiz foi uma foto-montagem (pára-choques de baixa qualidade) para San Marino não é deixado sem sua tampa correspondente. Então, quando você vê esperança de que os olhos não vai sangrar. 

Dirijo-me agora de mencionar a algumas clarificações que eu quero fazer. Para a Espanha, talvez teria sido mais sensato para colocar qualquer livro ou Don Quixote de Miguel Delibes e Eduardo Mendoza, mas eu optei para o best-seller mundial dos últimos 25 anos. Se você gosta de ler eu acho que você sabe que o livro. Infinitamente melhor do que eles escreveram livros, mas nenhum teve o impacto de que eu escolhi. 

Grécia poderia ter colocado qualquer uma Markaris Petros (grego Vazquez Montalban), mas como algumas semanas atrás eu li As Duas Faces de janeiro e funciona praticamente tudo lá, eu fiquei com o livro de Patricia Highsmith. 

Liechtenstein também fácil de colocar-me e que eu encontrei foi um romance rosa que parece ser o pior. 

No resumo do livro que pus para Malta, não dizer em qualquer ponto onde está situado o romance, mas em um blog que eu vi uma revisão da novela e disse que ele está definido lá. 


Certamente uma coisa ou me deixar na prateleira, mas é uma questão de dar muito grelhado, então eu sair da lista e se eu comentar que, no final quantos desses livros que li. 



Livros estabelecidos em todos os países da Europa



Albânia
Amantes Hotel Tirana, Pedro Antonio Curto


No verão de 1990, enquanto o regime socialista albanês começa a desmoronar, uma noite dois jovens amor em um quarto de hotel. Aida e Aslam são as encruzilhada da história e através de-los a construir o seu próprio. Esta é uma noite que tem algum iniciática e ainda estão rodeados por mundos crepusculares. Por estas fendas que provar o sabor de um corpo para outro corpo, a ceder a outro ser. 
Eles viajaram terra albanesa e viajar através do tempo, para a Espanha, onde o lutador Internacional Brigadas começa a forjar uma utopia. É uma utopia que ambos gostam, como eles amam um ao outro, com a necessidade sensível a transcender, de ir além, a uma pátria carnal, uma pátria sem fronteiras. Mas eles estão vivendo na sombra escura desta utopia; que se afasta do sonho à abordagem pesadelo. 
O romance cria atmosferas intimistas, que flui entre a fantástica mitologia albanesa e realidade, para ir em busca de um território onde o indivíduo é confrontado com o seu tempo, com os seus sonhos, suas frustrações e suas traições. 

Alemanha
Berlin Alexanderplatz, Alfred Doblin


Alfred Doblin sempre foi uma figura controversa e ainda é um maldito autor semi e não apenas encontrou o seu lugar na literatura. Natural Oder Stettin (hoje na Polônia) escreve o livro mais importante já escrito sobre Berlim. Judeus convertidos ao cristianismo. Convencidos socialista, sempre um solitário, e, desiludido, ele deixou o partido em protesto. Ele chama-se "o autor da burguesia" e confessa ao tempo marxista, embora pouco ortodoxo. Escritor desconfortável, é, em suma, um dos escritores mais incomuns da literatura mundial. "Berlin Alexanderplatz" aparece em 1929. Seu sucesso é extraordinário e, em poucos anos, chegando a quarenta e cinco edições e traduzidos em várias línguas. O romance uma exaltação de Berlim, uma cidade que o autor, a profissão médica, sabia muito bem visto. Os olhos de Döblin (e notebooks) gravar cada detalhe da geografia Berlim, mas como narrador onisciente, Doblin envolvido na ação e discute o que acontece. Forma e conteúdo se fundem em um confuso e aberta ao livro de interpretação. 

Andorra
Problema grande em pouca Andorra, Dani Red


Depois de seqüestrar "a Madona Negra" ea traição inesperada do uruguaio, Tubarão e -tocados banda, mas não afundados eles têm que cuidar de todo o ouro. Acompanhado por Sayuri Japanese inseparáveis, tentar vendê-lo para o maior lance: bancos suíços. Mas eles não estão preparados para os perigos que vêm ... As vidas de seus parceiros dão uma virada quando a banda separou a viver suas novas vidas. Tubarão será ajudado novamente e juntos eles prepararam o maior para a menor agressão país: Andorra. 
Armênia
Quarenta dias do Musa Dagh por Franz Werfel


Este é o trabalho que lêem os judeus do gueto de Varsóvia durante a sua prisão, por sua história reflecte melhor do que qualquer outro o destino infeliz e martírio. Inspirado em fatos reais, Quarenta dias do Musa Dagh diz o extermínio dos armênios pelo Império Otomano. 
Áustria
Livros de Mendel, Stefan Zweig


Livros de Mendel conta a história trágica de um livreiro antiquário excêntrico que passa seus dias sempre sentado na mesma mesa em um dos muitos cafés da cidade de Viena. Com sua memória enciclopédica, o imigrante judeu russo não só é tolerada, mas amado e admirado por o dono do café Gluck e clientela educado que requerem seus serviços. No entanto, em 1915 Jakob Mendel é enviado para um campo de concentração, injustamente acusado de colaborar com inimigos da Áustria-Hungria. Uma breve e brilhante conta da exclusão na Europa na primeira metade do século XX. 
Azerbaijão
Ali e Nino, Kurban Disse


No início do século XX, a cidade de Baku, no Azerbaijão, vivemos em um frágil equilíbrio entre Oriente e Ocidente. Melting pot em que eles viveram por anos georgianos, armênios e turcos, russos, cristãos, judeus e muçulmanos, está passando por uma transformação profunda no final do século XIX, quando eles começam a explorar seus campos de petróleo ricos. O início da Primeira Guerra Mundial porque a sua situação ainda mais complicada, para muitos países lutam torna-se uma posição estratégica. Esta é a cidade onde Ali Khan, um jovem aristocrata muçulmano, se apaixona pela bela e enigmática Nino, uma jovem princesa cristã. Para estar juntos devem vencer os preconceitos e inimizades e desafiar os costumes ancestrais de seu país. Quando eu finalmente alcançado, a guerra ameaça engolir sociedade em que tinha vivido até então. 
Bélgica
Midas culpa, Pieter Aspe



Um turista alemão foi hospitalizado depois de ser atacado na rua e morreu. Em seguida, uma bomba destruiu uma estátua de um famoso poeta belga no centro de Bruges. As autoridades não excluem que, devido a um ataque terrorista em os separatistas da Valónia. Comissário Van In, que está em uma situação financeira extremamente difícil e relacionamento problemas e alcoolismo, serão envolvidos no que a princípio parecia um caso simples, mas construtores influentes espirrar moral duvidosa, juízes com origens da família nazistas, prostitutas, etc. 

Belarus
Um homem sem fôlego de Philip Kerr


Berlim, de Março de 1943. As temperaturas estão congelando e moral está no fundo do poço após a derrota em Stalingrado. Bernie Gunther deixou a brigada criminosa e trabalha para o cargo de crimes de guerra. Eles vêm relatos de uma vala comum em uma floresta gigante Smolensk (Bielorrússia), uma zona russa ocupada por tropas alemãs. Mas a localização exata é incerta, até restos humanos começaram a aparecer na floresta de Katyn. Há rumores de que os corpos são de oficiais polacos assassinados pelo exército soviético. E se é verdade que o crime de guerra pode ser uma propaganda perfeita para a causa nazista. 
Bósnia e Herzegovina
A mais bela palavra, Margaret Mazzantini


Uma manhã Gemma decide voltar para Sarajevo com seu filho Pietro, em busca de um passado que ele pensa que sabe. Gojko esperando lá, um velho amigo e poeta bósnio, com quem em 1984 ele conheceu um fotógrafo chamado Diego, a paixão de sua vida. Como todo o amor verdadeiro, a história de Gemma e Diego não é perfeito, mas sua intensidade está além do tempo e da história capitalizados. 

Bulgária
Jovens talentos, Nikolai Grozny


Em Sofia, Bulgária, no final dos anos oitenta, a vida sob o regime comunista ossificada pode não ser mais sombrio. No antigo edifício da Escola de Música para Jovens Superdotados a maioria dos professores tratam seus estudantes como se eles são ensinados a música não tinha poder para movê-los. Konstantin, um pianista de quinze e talento excepcional, confinado na escola durante a maior parte do dia e não perder qualquer oportunidade para expressar sua revolta: fumo, bebida, zomba formalidades festa ... Um inteligente e arrogante, engraçado, mas cruel , ele está dividido entre o desejo de excel e falhando miseravelmente. No entanto apaixonadamente que ele joga os grandes mestres. Aprender de cada peça é um novo desafio que revela nuances requintados e piano, um refúgio da realidade, mas também mantém a cadeia ligada a ela: talvez eu possa tirá-lo do país. Hipnótico e incisivo, o talento Jovem é uma história cativante sobre angústia adolescente e um retrato fascinante da vida atrás da Cortina de Ferro que fala do poder redentor da música. 

Chipre
Othello por William Shakespeare


Chipre para defender uma das suas posses, os venezianos confiar comando de sua armada the Moor Othello um extranjero.Éste tem se casou secretamente com Desdêmona, filha do Doge de Veneza, e esta desgraça feitiço. Vago, Ensign Othello ciumento porque ele nomeia tenente Cassio e não ele, começa a destilar a insídia da traição e louco the Moor, tornando-se uma vítima do ciúme. Como uma mágica cujo fantasmagoria venenos ação e se torna um pesadelo, a realidade é distorcida e caindo aos pedaços. 

Cidade do Vaticano
As Sandálias do Pescador por Morris West


Na Guerra Fria, Kiril Lakota, de origem eslava, ele é eleito papa, depois de sofrer dezessete anos de prisão. Seu ex-carrasco é agora o primeiro-ministro da União Soviética; assim, eles enfrentam o poder material e do poder espiritual. A possibilidade de uma fome terrível paira sobre o povo russo, e com ela a ameaça de invasão de países vizinhos e talvez um confronto armado com as potências ocidentais. 

Croácia
Eu sonhava com elefantes, Ivica Djikic


Andrija Sucic ,, ex-soldado e ex-membro da guarda pessoal do primeiro presidente da Croácia, foi executado na frente de sua casa. Ele falou também: valas comuns, assassinato de civis ... e lá estava o estranho caso dos elefantes. Ele era louco e perigoso para aqueles que fizeram o negócio durante a guerra e tentou fortalecer sua carreira política no novo Croácia. Sua morte não parecia importar a ninguém, exceto seu filho secreto Boško, que trabalha no Serviço de Segurança Nacional e decide investigar por conta própria. Inquéritos de Bosko levá-lo para os esgotos do Estado, onde os promotores, generais e políticos poderosos descaradamente misturado com gangsters de volta para casa depois do reinado de "os três ruas de Frankfurt onde se fala alemão." O segundo romance de Ivica Djikic, descreve, através da voz de vários narradores, algumas vezes escuras por uma prosa brilhante e nítida que o confirma como um dos maiores expoentes da nova narrativa dos Balcãs. 


Dinamarca
Nós afogado, Carsten Jensen


A cidade costeira de Marstal, sul do país, é conhecido por suas valentes e especialistas marinheiros. Bent em conquistar os mares e deixe o vento arrastá-los longe de seu lugar de origem, são usados ​​para homens lutar, não só contra o mar, mas contra outros homens e nações para lidar com as mulheres que amam e acima de tudo com as suas próprias ambições e mais escura. A partir das rochas estéreis de Newfoundland às plantações verdejantes de Samoa, nas tabernas da Tasmânia para a costa do norte da Rússia, esta é a emocionante história de várias gerações de Marstal, um épico e comovente história daqueles que deixaram, mas também aqueles que ficaram, numa altura em que a Europa foi abalada por uma transformação política devastadora. 
Eslováquia
O vicerregenta, Janko Jesensky




Janko Jesensky está entre os eslovacos figuras literárias mais representativos da primeira metade do século XX, pela extensão e variedade de seu trabalho e da influência que exerceu sobre a cena literária de seu tempo. Considerada uma das suas obras mais bem-sucedidos de prosa, O vicerregenta apareceu em 1898 e nele o autor expressa claramente sua opinião dá a vida provincial da época e os seus valores.

Eslovenia
Tocando na cabeça, Drago Jancar


Keber nome era pronunciado com respeito em Maribor prisão. Os ladrões, mentirosos, vigaristas, criminosos comuns e grandes criminosos, curvou-se para ele e teve suas aventuras com admiração e medo. "Tocando na cabeça" é um romance sobre a emancipação, a dignidade, da liberdade e, acima de tudo, sobre a capacidade de imaginação para quebrar todas as paredes, cada prisão mental e física, toda escravidão e todos servilismo. É um romance contra o poder. É um romance que nos lembra que só através da rebelião homem atinge o seu verdadeiro lugar no mundo.

Espanha
A Sombra do Vento por Carlos Ruiz Zafon


A alvorada de 1945 um menino é levado por seu pai para um lugar escondido misteriosa no coração da cidade velha: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, Daniel Sempere é um livro maldito que irá mudar o curso de sua vida e arrasta-o para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma escura da cidade. Speed ​​Racer é um mistério literário estabelecido em Barcelona, ​​na primeira metade do século XX, a partir dos últimos esplendores do modernismo para as trevas do pós-guerra 

Estônia
Purge Sofi Oksanen


Em um pouco povoada área rural da Estónia em 1992, um ano após a pequena república recuperou a independência após o colapso da União Soviética, aliide Truu, uma mulher idosa que vive mal pela floresta sozinho, conhece uma jovem esgotado e desorientado em seu jardim. Zara é uma vítima vinte anos russo do tráfico de mulheres, que conseguiu escapar de seus captores e chegou à casa procurando ajuda aliide desesperadamente necessário. Como aliide supera a desconfiança inicial, eo vínculo entre as duas mulheres é revelado, emerge um drama complexo de antigas rivalidades, amor não correspondido e traição que arruinaram a vida familiar por décadas. Contada em alternando capítulos curtos presente e passado um ritmo cativante, Purge descreve as consequências do medo e humilhação, mas também a capacidade humana inesgotável para a sobrevivência e descobrir o alto custo pago pelos cidadãos, especialmente as mulheres, determinadas circunstâncias históricas. 

Finlândia
O Ano da Lebre, Arto Paasilinna


Esta grande romance finlandês, adoração nos países nórdicos, narra as muitas aventuras extravagantes de seu protagonista, Vatanen, que foge com seu animal fetiche, uma lebre. Com um verdadeiramente grande senso de situações cômicas inventa um gênero: o romance de humor ambientalista. 
França
Les Miserables, Victor Hugo


Les Miserables é, acima de tudo, uma crônica magistral das vicissitudes da França na primeira metade do século XIX, a partir de Waterloo às barricadas em 1848. Victor Hugo está atrasado descrições, transforma seu talento em rants longos que servem o liberdade e os direitos dos pobres. Como um bom romântico, ir a Deus por misericórdia, bondade na possibilidade de redenção ignorância e do pecado. Apesar do fascínio com as grandes batalhas ou a guilhotina, o maior show é "o interior da alma". Assim, o grande poeta e romancista se esforça para "escrever o poema da consciência humana" que é relevante para a compreensão dos dados emaranhados da história convencional. O "miserável" Hugo são abusadas por justiça, aqueles que sofrem de prisão ou perseguição, ferido pelos dentes de pobreza. 

Georgia
Um bom lugar para morrer, Wojciech Jagielski


A meio caminho entre reportagem e livro de viagem, narra o renomado jornalista polonês Ryszard considerado sucessor do grande Kapuscinski.Wojciech Jagielski recebeu inúmeros prêmios por suas reportagens sobre os lugares mais afetados no mundo. Quando a maioria dos repórteres reunidos na guerra na Jugoslávia foram dadas, Jagielski estava em uma jornada perigosa para outro inferno de nacionalismo violento, no Cáucaso e na Transcaucásia, um lugar onde 100 nações pequenas preso entre dois mares e os três poderes ambiciosos e rivais Rússia, Turquia e Irã lutaram entre si uma guerra cruel e impiedoso. "Antes de nos conhecermos em casamentos e funerais, apenas atirar em nós agora", diz um de seus entrevistados. O livro é embalado com imagens impressionantes e alguns fatos surpreendentes que revelam todos os contrastes, absurdos e tragédias da história moderna. Jagielski, uma verdadeira enciclopédia ambulante sobre os conflitos no mundo árabe, escreve com uma vívida e cheia de nuances extremamente interessante prosa. 

Grécia
As Duas Faces de janeiro de Patricia Highsmith


Tudo começa com um encontro casual em Atenas. Rydal Keener, um homem inquieto jovem que viaja a Europa em busca de aventura e emoção, cruza Chester MacFarland, um vigarista com múltiplas identidades e fuga permanente. O triângulo é completado por Colette, a mulher jovem e sedutor de Chester. O encontro casual irá resultar em uma relação ambígua de três vias entre esses americanos desenraizadas que vagueiam pela Europa à procura de algo ou fugindo de alguma coisa. E entre eles um perigoso jogo de manipulação, desejos e enganos, que inclui o assassinato e um tremendo clímax nas ruínas do palácio de Cnossos é desenvolvido. 

Hungria
A mulher justa, Sandor Marai


Três histórias sobre as paixões humanas mais íntimas. A mulher justa recolhidos ao longo de três histórias, contadas com um estilo cru e realista, as vistas sobre o amor, mentiras, traição e crueldade dos três personagens, muito diferente do lado de fora, mas unidos pela força paixões humanas. Este romance foi escrito nos anos quarenta, os anos da última reunião e Divórcio em Buda, o período mais fértil e escritor lúcido. A proibição de seu trabalho na Hungria estava sendo esquecido que na época era considerado um dos mais importantes escritores da literatura européia Central. A mulher justa abordado com inteligência e sutileza incrível paixão cega e angústia de não correspondido você empurra. Mirages novela amorosa com um mestrado sem precedentes, mas também nas sombras história de agonia e decadência de um mundo ferido de morte pelo totalitarismo nazista e stalinista. 
Irlanda
Ulisses, de James Joyce


Esta é a crônica de um dia na vida de Leopold Bloom, sua esposa Molly e Stephen Dedalus jovem na cidade de Dublin. Com a descrição do odisséia interior dessas pequenas vidas, a genialidade de James Joyce se tornou prosaico e vulgar homem épico do nosso tempo em um trabalho inmortal.Al descobrir uma nova dimensão da existência humana, Joyce chocou com este trabalho inovador a literatura do século XX. 
Islândia
Verde mulher, Arnaldur Indridason


Alguns trabalhadores da construção descobriram um túmulo em Reykjavik, enquanto trabalhava. Anos antes, esta parte da cidade foi todos os montes, e Erlendur e sua equipe esperam ser um caso típico de desaparecimento; talvez alguém uma vez se perdeu na neve e tem permaneceu enterrada durante décadas. Mas as coisas nunca são tão simples. Como Erlendur por problemas familiares, o seu caso descobre muitas histórias de dor da família. 

Itália
Coração,


A infância e adolescência de Edmondo de Amicis (1846-1908) coincidiu com a cristalização na Itália, o poderoso movimento de unidade nacional no qual colaborou ativamente como um oficial do exército que levou à criação do moderno Estado italiano. Autor de romances, livros de poesia e viagens, bem como estudos militares e literários, o escritor genovês deve, no entanto, sua fama universal CORAÇÃO, obra publicada em 1866 que imediatamente ganhou uma enorme ovação. O elogio do trabalho honesto, a exortação ao patriotismo, cantando virtudes cívicas e de defesa dos mais nobres sentimentos humanos alternando com histórias curtas como "Da Apeninos aos Andes" e "A Sardenha pandeiro", que é propor reforçada por histórias de sucesso de pedagogia de ensino moral e adorar o novo Itália destinado a jovens escolares. 


Cazaquistão
Seguindo os passos de Marco Polo, William Dalrymple


Documentado, cheio de aventura e diversão: Um livro delicioso. Ele tem todos os ingredientes necessários para satisfazer o leitor: Um itinerário exótico estranho, charmoso companheiro de viagem, um objetivo impossível, terrível desconforto e reuniões. 
Látvia
Cães de Riga Henning Mankell


Inspector Kurt Wallander retorna mão Henning Mankell. Neste novo capítulo da série de detetive Wallander terá que desvendar um caso bizarro que irá levá-lo para a cidade de Riga: O ano é 1991, ea Letónia, no processo de restauração da independência e da democracia, vive uma fase turbulenta. Uma manhã de fevereiro frio chega um barco salva-vidas da costa sueca lavados. Dentro estão os corpos de dois homens que, como foi confirmado pelo inspector Wallander, foram mortos no dia. Sofrendo de estresse e dor torácica intensa, com remorso por seu pai idoso sem sofrer Enquanto a separação de sua esposa, Kurt Wallander, uma vez aberto o inquérito, você deve morder a bala e adiar suas boas intenções se importar mais. Quando verificou que os dois homens foram assassinados letões, Wallander não tem escolha, mas para viajar para Riga, onde é introduzido nos ambientes mais corruptos, governado por gangues criminosas. Em meio a essa atmosfera sórdida, Wallander apenas faltavam cumprir Baiba Liepa. Intriga, amor e conflitos de todos os tipos, em seguida, retomar a sua vida. 
Liechtenstein
HRH Danielle Steel


Linda Christianna, assediado pela imprensa tablóide e sujeitas à rigidez da vida pública, como é o seu papel definha princesa de Liechtenstein. Poucos poderiam imaginar que sua verdadeira vocação é servir a uma causa humanitária. Para cumprir o seu desejo deve viajar para a Eritreia, onde eles gostam de um médico altruísta e generoso. Mas quando seu pai e irmão morto em um ataque, a princesa terá que escolher entre o amor por seu país ou a sua felicidade com um plebeu. 
Lituânia
Yosik, o Mercado Velho Vilnius, Joseph Buloff


Nas ruas e vielas da cidade velha de Vilnius, Joseph Buloff cresceu aprendendo a arte da metamorfose preciso para sobreviver durante as ocupações sucessivas de cossacos, alemães, poloneses e bolcheviques. A vida urbana, os rumores, a realidade da II Guerra Mundial ... Tudo é combinado neste documento histórico impressionante de um período durante o qual a Europa Oriental e do mundo ocidental mudou para sempre. 
Na tradição da literatura do absurdo, Yosik, o narrador, ela conta a história caótica de seu lar espiritual, o antigo mercado de Vilnius, ea aprendizagem extravagante de uma criança judia menor do que o normal, mas simplista e vívida imaginação. Dolorosamente engraçada e historicamente confiável, o livro tem toda a vitalidade transbordante de que a vida no mercado. 
Luxemburgo
Expatriados, Chris Pavone


Quando seu marido aceitou um novo emprego no Luxemburgo, Kate acha que vai finalmente deixar para trás sua vida secreta como agente da CIA. Uma vez na Europa, ela e seu marido, Dexter, fazer amizade com outro casal americano, charmoso e muito sociável, mas Kate não pode deixar de sentir que eles não são o que parecem. Quando ele começa a vê-los, você descobre que eles estão envolvidos em uma missão clandestina. Kate é essencial para descobrir se o seu passado voltou a ameaçar a sua família e certifique-se de não ter deixado de fora qualquer solto. Mas e se tudo isso teia de enganos tinha nada a ver com o seu passado? 
Malta
Meninas de setembro de Maureen Lee


Brenna, grávida de oito meses, chega com o marido e dois filhos Colm para Liverpool em busca de uma vida melhor. Para esta família de imigrantes irlandeses, o 1920 é um tempo de sofrimento terrível e ter esperança de que suas vidas mudarão na Inglaterra. Mas as coisas não saem como planejado. O irmão de Paddy Colm que tinha enviado dinheiro para me para levá-los de uma casa, não aparece. A família vagueia sem rumo por esta cidade inóspita e Brenna, de repente começa a sentir contrações. Ele senta-se na soleira da porta de uma família rica, e Nancy, a governanta de Allardyce, convida ela e ajuda no parto. A coincidência quer naquela mesma noite de setembro e na mesma casa, Eleanor Allardyce dá à luz a uma criança cujo destino será ligada para sempre, filha de Brenna. 

Moldova
Para chegar ao outro lado, Vladimir Lórchenkov


Este é um romance sobre a esperança eo desespero, uma comédia selvagem sobre o quão longe os seres humanos estão dispostos a ir para escapar das circunstâncias que o destino lhe deu. Com uma mistura de ironia e sátira mordaz inocente Vladimir Lórchenkov descreve as várias tentativas feitas pelos habitantes de uma pequena vila de escapar Vltava Itália, terra regada imaginar leite e mel. No conto surreal e picaresca de Lórchenkov, o leitor encontrará tratores voo, políticos corruptos, cruzadas religiosas, suicídios, submarinos construídos em casa, etc. Um romance que se junta a grande tradição literária de expor as fraquezas e fragilidade humana, em uma linha que se estende de Voltaire a Vonnegut. 

Monaco
Eu mato, de Giorgio Falletti


De alta intensidade intriga psicológica. A acção tem lugar em Mônaco, cidade pacífica e lenta até que um assassino em série aparece na assinatura de seus crimes, deixa pistas armadilha e mantém sob controle os investigadores encarregado do caso. Seu ritmo rápido, seu enredo inteligente e excelente atmosfera tornam este um evento de estréia. 
Montenegro
Terra sem justiça, Milovan Djilas


Os cenários da história são a Primeira Guerra Mundial, a formação do novo estado de ser chamado Iugoslávia, os eventos que levaram à ditadura do Rei Alexandre. Este, por sua vez afeta os montenegrinos. Jovem Milovan Djilas é formado dentro de uma família, como muitos em seu país, ele tem uma história de sangue, em um ambiente cujas exigências duras estar sempre disposta a tomar a arma e levar para o campo. As páginas dramáticas nos levar tão longe nesta jovem, como um maverick difícil, se prepara para ir a Belgrado e começar a faculdade. Escrito em um estilo que evoca a poesia épica, Terra sem justiça é uma testemunha particularmente pungente e poderosa do século agitado em que vivemos. 

Noruega
Nemesis Jo Nesbø


Uma câmera de segurança mostra um assaltante de banco em Oslo apontando para um empregado. Ele deu o diretor vinte e cinco segundos para esvaziar o caixa. Atirar. Levou trinta e um. A Harry Hole, o detetive imprevisível que deu fama a Jo Nesbø, a imagem granulada do assassinato não está indo para a cabeça. Ao lado do inexperiente Beate Lonn deve encontrar o assassino. Eles seguem a trilha para um famoso assaltante de bancos. Só que ele está na cadeia. Além disso, Harry Buraco tem uma grande falha: ninguém sabe como ele criou problemas e quase sempre cheiro de álcool. Quando parecia que sua privacidade havia alcançado a paz com problemas Rakel e Comissário foram resolvidos, acorda com uma ressaca que desperta seus piores pesadelos. Basta lembrar a loucura que fez a noite antes de atender a chamada e convite de Anna, uma antiga namorada, nada mais. O pior é que Anna foi encontrado morto esta manhã. E ele é o suspeito, a menos que possa esclarecer e demonstrar que você tem feito durante os últimos doze horas. 

Holanda
Casa de verano con piscina, de Herman Koch


Casa de verano con piscina explora de forma magistral temas contemporáneos como el malestar de la familia, la difícil comunicación entre padres e hijos o la falsedad de las relaciones sociales, así como el deseo, la culpa o el ansia de venganza en el seno de una sociedad permisiva y autocomplaciente. Casa de verano con piscina es una novela apasionante en la que nadie es del todo inocente, ni siquiera quienes parecen más inofensivos y frágiles. Herman Koch logra que el lector quede atrapado ante una incómoda encrucijada ética, que lo mantiene en vilo hasta la última página. 

Polonia
El tambor de hojalata, de Günter Grass


El día de su tercer cumpleaños es un fecha determinante en la vida de Oscar, el pequeño que no quería crecer. No sólo es el día en que toma la decisión de dejar crecer, sino que recibe su primer tambor de hojalata, objeto que habrá de convertirse en compañero inseparable para el resto de sus días. La crítica mordaz, la ironía despiadada, el espectacular sentido del humor y la libertad creadora con que Günter Grass construye esta obra maestra convierten a El tambor de hojalata en uno de los títulos más destacados de la historia de la literatura. 

Portugal
El libro del desasosiego, Fernando Pessoa


Atribuido por su autor a Bernardo Soares, "personalidad literaria" de quien dijo Pessoa "soy yo menos el raciocinio y la afectividad", esta maravilla es el diario íntimo de un ayudante de contable en la ciudad de Lisboa en los años 30. En él, el protagonista plasma sus divagaciones y ensueños, sus reflexiones estéticas, filosóficas y literarias, contraponiéndolos a lo gris de su vida cotidiana. Inédito hasta 1982, el Libro del desasosiego es probablemente la principal obra en prosa de Fernando Pessoa, que le ocupó durante la mayor parte de su vida de escritor: desde 1912, aproximadamente, hasta el mismo año de su muerte. Ha sido elogiado por la crítica como uno de los dietarios más bellos del siglo XX, y en él se entrelazan el ensayo, el poema en prosa e incluso lo narrativo y descriptivo. 

Reino Unido
Orgullo y prejuicio, de Jane Austen


Con la llegada del rico y apuesto Mr. Darcy a su región, las vidas de los Bennet y sus cinco hijas se vuelven del revés. El orgullo y la distancia social, la astucia y la hipocresía, los malentendidos y los juicios apresurados abocan a sus personajes al escándalo y al dolor, pero también a la comprensión, el conocimiento y el amor verdadero. Esta edición presenta al lector una nueva traducción al castellano que devuelve todo su esplendor al ingenio y la finísima ironía de la prosa de Austen. Satírica, antirromántica, profunda y mordaz a un tiempo, la obra de Jane Austen nace de la observación de la vida doméstica y de un profundo conocimiento de la condición humana. 

República Checa
La insoportable levedad del ser, de Milan Kundera


Esta es una extraordinaria historia de amor, o sea de celos, de sexo, de traiciones, de muerte y también de las debilidades y paradojas de la vida cotidiana de dos parejas cuyos destinos se entrelazan irremediablemente. Guiado por la asombrosa capacidad de Milan Kundera de contar con cristalina claridad, el lector penetra fascinado en la trama compleja de actos y pensamientos que el autor va tejiendo con diabólica sabiduría en torno a sus personajes. Y el lector no puede sino terminar siendo el mismo personaje, cuando no todos a la vez. Y es que esta novela va dirigida al corazón, pero también a la cabeza del lector. En efecto, los celos de Teresa por Tomás, el terco amor de éste por ella opuesto a su irrefrenable deseo de otras mujeres, el idealismo lírico y cursi de Franz, amante de Sabina, y la necesidad de ésta, amante también de Tomás, de perseguir incansable, una libertad que tan sólo la conduce a la insoportable levedad del ser, se convierten de simple anécdota en reflexión sobre problemas filosóficos que, afectan a cada uno directamente, cada día. 

República de Macedonia
El tiempo de las cabras, de Luan Starova


En Macedonia, Yugoslavia, al terminar la segunda guerra mundial el nuevo régimen trabaja con ahínco en crear una gran clase proletaria en un país eminentemente rural. Los pastores son obligados a instalarse en las ciudades y, así, un buen día éstas amanecen blancas, invadidas por las cabras que los pastores se niegan a abandonar. Cuando las autoridades decretan el exterminio de las cabras no se dan cuenta de los problemas que causarán en la vida cotidiana de los ciudadanos. 
Este episodio aparentemente trivial de la reciente historia balcánica le sirve a Luan Starova, escritor macedonio de origen albanés, para componer una fábula sobre la historia y el espíritu de los Balcanes. El peligro de las ideologías y el estoicismo con que el pueblo de la región ha soportado siempre las tiranías, el crisol de culturas que conforma su historia y la importancia de los vínculos del hombre con la naturaleza son algunos de los temas que se van desgranando en esta conmovedora historia. 

Rumanía
El Levante, de Mircea Cărtărescu


Mircea Cărtărescu comenzó a escribir El Levante en 1987, cuando era un amargado profesor en una escuela de barrio en Bucarest. Recién casado y con una hija pequeña, escribía en la cocina, en su máquina de escribir Erika, sobre un mantel de hule; con una mano tecleaba y con la otra mecía el cochecito de la niña. Concluyó la obra pocos meses antes de la caída del comunismo, sin soñar siquiera con la posibilidad de publicarla. El resultado fue uno de los experimentos poéticos más fascinantes escritos jamás: una epopeya heroico-cómica, que es también una aventura a través de la historia de la literatura rumana, que sigue la técnica utilizada por James Joyce en el capítulo del Ulises «Los bueyes del sol». Pero no hace falta conocer la literatura rumana para disfrutar como un niño de las aventuras del poeta Manoil, de Zotalis, de la bella Zenaida, del temible Yogurta, de los piratas y ladrones que pululan por las aguas del Mediterráneo, y de acompañarles en su propia Odisea, plagada de batallas, amores y deserciones. 

Rusia
Crimen y castigo, de Fiódor Dostoyevski


Crimen y castigo (1866), considerada por la crítica como la primera obra maestra de Dostoievski, es un profundo análisis psicológico de su protagonista, el joven estudiante Raskolnikov, cuya firme creencia en que los fines humanitarios justifican la maldad le conduce al asesinato de un usurero petersburgués. Pero, desde que comete el crimen, la culpabilidad será una pesadilla constante con la que el estudiante será incapaz de convivir. El estilo enfebrecido y compasivo de Dostoievski sigue con maestría única los recovecos de las contradictorias emociones del estudiante y refleja la lucha extrema que libra con su conciencia mientras deambula por las calles de San Petersburgo. Ya en prisión, Raskolnikov se da cuenta de que la felicidad no puede ser alcanzada siguiendo un plan establecido a priori por la razón: ha de ganarse con sufrimiento. 

San Marino
Poesía, de Milena Ercolani


Milena Ercolani nació en la República de San Marino el 19 de septiembre de 1963. Escribe poesía desde niña. Ha publicado los libros de poemas: Fuggendo dal regno di Niente, 1993; Mareggiate, 1995; Donna in Mare, 1996; Il canto della crisalide, 2005. En narrativa publicó Celesta, 2007 y Figlie della luna, 2009. Autora de cuentos y fábulas para niños, ha recibido, entre otros, el 1er premio del Concurso Internacional Calabria Domani, el Premio Internacional de Poesía y Narrativa Padus Amoenus y el Concurso Nacional de Poesía y Narrativa La Montagnola. Desde hace varios años colabora con el Centro Social de Dogana en la organización de jornadas dedicadas a la divulgación de la literatura y de la poesía. Junto con un grupo de artistas dentro del Centro Social ha dado vida a la Asociación literaria cultural “Il Cenacolo”. Es miembro de la Sociedad Dante Alighieri de San Marino. 



Serbia
Bajo el techo que se desmorona, de Goran Petrovic


En una pequeña aldea serbia, durante una tarde dominical del año 1980, alrededor de treinta personajes peculiares se reúnen en el cine Urania para ver una película. El cine se encuentra en lo que otrora fuera el Gran Hotel Yugoslavia, y su techo está cubierto por un papel tapiz que muestra un cielo estrellado. Tras la Segunda Guerra Mundial y la llegada del comunismo, el hotel fue nacionalizado y transmite únicamente películas soviéticas y yugoslavas. Sin embargo, tras la ruptura de Tito con Stalin, el cine se abre a películas occidentales, y esta tarde en particular estará marcada por un dramático anuncio que marcará el fin de una era: la muerte del mariscal Tito. Goran Petrovic ha creado un maravilloso microcosmos serbio, retratando personajes que muestran de una manera por demás irónica los anhelos y contradicciones experimentados por la sociedad serbia durante el convulso siglo xx. 

Suecia
Los hombres que no amaban a las mujeres, de Stieg Larsson


Harriet Vanger desapareció hace treinta y seis años en una isla sueca propiedad de su poderosa familia. A pesar del despliegue policial, no se encontró ni rastro de la muchacha. ¿Se escapó? ¿Fue secuestrada? ¿Asesinada? El caso está cerrado y los detalles olvidados. Pero su tío Henrik Vanger, un empresario retirado, vive obsesionado con resolver el misterio antes de morir. En las paredes de su estudio cuelgan cuarenta y tres flores secas y enmarcadas. Las primeras siete fueron regalos de su sobrina; las otras llegaron puntualmente para su cumpleaños, de forma anónima, desde que Harriet desapareció. Mikael Blomkvist acepta el extraño encargo de Vanger de retomar la búsqueda de su sobrina. Periodista de investigación y alma de la revista Millennium, dedicada a sacar a la luz los trapos sucios de la política y las finanzas, Blomkvist está vigilado y encausado por una querella por difamación y calumnia presentada por un gran grupo industrial que amenaza con arruinar su carrera y su reputación. Contará con la colaboración inesperada de Lisbeth Salander, una peculiar investigadora privada, socialmente inadaptada, tatuada y llena de piercings, y con extraordinarias e insólitas cualidades.Así empieza esta magnífica novela que es la crónica de los conflictos de una familia, un fascinante fresco del crimen y del castigo, de perversiones sexuales y trampas financieras; un entramado violento y amenazante en el que, no obstante, crecerá una tierna y frágil historia de amor entre dos personajes absolutamente inolvidables. 

Suiza
Una pasión parecida al miedo, de Mary Ann Clark Bremer


Con la intensidad propia de todo aquello que no puede ocurrir, bajo la nieve suiza, la historia de un amor imposible digna de Las mil y una noches. Un hombre y una mujer, desconocidos entre sí hasta entonces, coinciden en un hotel de Berna durante una semana. Cada día, bajo la nieve, salen a pasear juntos por la ciudad. Ambos perdieron en el pasado a sus primeros esposos, víctimas del nazismo o de la guerra, y pronto se convertirán en confidentes el uno del otro. A la breve historia de su encuentro se sumarán en estas páginas otras pequeñas historias de amor, terror o venganza, contadas por el hombre, que servirán a la narradora para hablarnos también de sus propios miedos. ¿Qué es lo que hace que la gente se enamore? A esta pregunta de Chéjov tratan de dar respuesta muchos de los textos de Mary Ann Clark Bremer, especialista en narrar amores imposibles o truncados prematuramente con una sobriedad y un lirismo excepcionales. 


Turquía
De parte de la princesa muerta, de Kenizé Mourad


Kenizé Mourad relata con emoción y hondura la historia de su madre, su propia historia. Estambul, 1918: esta historia comienza en la corte del último sultán del Imperio otomano. La princesa Selma tiene siete años cuando ve cómo se desmorona su mundo. Condenada al exilio, la familia del sultán se traslada a Líbano. Éste ser á el principio del complicado viaje que Selma hará a lo largo de su azarosa vida, un camino que la conducirá a la India ya París en el que encontrará al amor de su vida... y lo perderá para siempre. De parte de la princesa muerta es una novela inolvidable que ha cautivado a millones de lectores de todo el mundo. 

Ucrania
El reparador, de Bernard Malamud



Yakov Bok, El reparador, se verá obligado a ser algo más que un factótum, tendrá que arreglar su propia vida. Harto de su infructuosa existencia busca un futuro mejor en Kiev, lejos del aislamiento que supone para él, un librepensador y lector de Spinoza, la comunidad judía. Pronto consigue un trabajo, después de salvarle la vida a un antisemita ebrio, pero en la época del zar Nicolás II y con un pogromo cada vez más y más tangible, se ve obligado a no revelar su identidad judía. Sin embargo, tras el asesinato de un niño ruso, demasiado cerca de su puesto de trabajo, le señalan como autor del crimen. No faltarán testigos, pruebas y acusaciones orientados a condenarle, en una época de gran virulencia antisemita. El reparador, la novela más aclamada de Bernard Malamud y por la que obtuvo el premio Pulitzer, es un intenso relato sobre cómo la idea de libertad crece en la conciencia de un hombre sometido a una terrible injusticia. Basada en un caso real, la obra dramatiza ese deseo de justicia de un personaje que no flaquea ante su propia inocencia. Esta novela, dolorosamente verosímil y absolutamente conmovedora, es también una gran alegoría del holocausto


You may also like

Nenhum comentário: