“A Luneta do Tempo” é o primeiro trabalho de Alceu Valença como diretor de cinema

/
0 Comments



A Luneta do Tempo é o primeiro longa-metragem do cantor, compositor e agora diretor de cinema, Alceu Valença. O filme, que entrou em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 24.03, se inicia a partir da história de Lampião e Maria Bonita no sertão. O filme cria personagens fictícios que viverão amores e aventuras num universo circense ao lado dessas lendas folclóricas, ao som de cordel também escrito por Alceu Valença.

Lampião, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita, lidera seu bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Seu principal antagonista é Antero Tenente, que foi abandonado preso e de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião. Essa disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.

Várias características da cultura nordestina estão na trama: cangaço, aboiadores, violeiros, grupos de forró, poesia e circo. A história é baseada na infância de Alceu, em São Bento do Uma. No agreste de Pernambuco. O cenário inspirou a realização de A Luneta do Tempo. “Comecei a escrever um poema de cordel, logo depois da morte de meu pai, em 1999. Passei alguns dias na Fazenda Riachão, onde nasci e fui criado até os sete anos de idade. Imediatamente, fui tomado pelas referências da minha infância, a cultura dos cantadores, violeiros, emboladores, cegos de feira, cordelistas,vaqueiros, os velhos circos do interior, o cangaço. Um dia mostrei o texto ao Waltinho Carvalho, que me disse: ‘isso é cinema!’. Procurei adquirir maior conhecimento sobre audiovisual e mergulhei fundo”, revela.

Além da direção e roteiro, a trilha sonora também é assinada pelo artista. “Compus cerca de 80 músicas para a trilha. No final, entraram 30, entre canções e temas incidentais. Canto em boa parte da trilha, dobro vozes, toco violão, flauta, viola”, conta Alceu.

Os personagens principais são vividos por Irandhir Santos (Lampião), Hermila Guedes (Maria Bonita), entre outros.

Esse não é o primeiro trabalho do músico no meio do audiovisual. A estreia foi em 1973 no filme A Noite do Espantalho, de Sergio Ricardo. Além disso, Alceu também participou de Pátria Amada, de Tizuka Yamasaki e também na minissérie Mandacaru, da TV Manchete, quando viveu o papel de Lampião.


You may also like

Nenhum comentário: