“Assim Vivemos” está na sétima edição e promove a reflexão sobre a inserção social de pessoas com deficiência

/
0 Comments

Quem estiver de passagem por Brasília ou more na capital do país tem a oportunidade de conferir até o dia 14 de março o 7º Assim Vivemos – Festival internacional de filmes sobre deficiência, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O evento é realizado a cada dois anos desde 2003 e tem a iniciativa de debater a inserção social de pessoas com deficiência, além de promover a reflexão sobre preconceito, invisibilidade social, superação e acessibilidade por meio da sétima arte.

A partir de filmes de variados gêneros e estilos, a deficiência é apresentada em sua diversidade, evidenciando o que há de especial em cada ser humano e as mais variadas formas de superar limites. A edição 2016 conta com 33 filmes de 20 países em sua programação. Com o tema da inclusão, esses filmes têm abordagens e estéticas distintas sobre deficiências intelectuais, como autismo e sindrome de Down, e também deficiência física. A organização selecionou curtas, médias e longas-metragens nas categorias ficção e documentário.

Entre essas obras que estão sendo exibidas, estão sete produções brasileiras entre eles, A onda traz, o vento leva, do diretor Gabriel Mascaro, documentário sobre um jovem surdo do Recife, a ficção Marina não vai à praia, de Cássio Pereira dos Santos, sobre uma adolescente com síndrome de Down de Minas Gerais e o documentário Outro olhar, sobre a inclusão escolar de uma jovem com síndrome de Down do Rio Grande do Sul. Entre os países participantes, estão Alemanha, Austrália, Bélgica, Chile, Espanha, França, Irã, Israel, Itália, México, Rússia e Ucrânia. Alguns destaques internacionais são o espanhol Gabor, que mostra um diretor de fotografia que ficou cego voltando a trabalhar, os filmes sobre autismo Soluções Promissoras, da França e Complexo de Canguru, da Bélgica e os filmes sobre personagens com paralisia cerebral, Ser ou não ser, do Kasaquistão e Independente, de Israel.

Assim Vivemos – Festival internacional de filmes foi o primeiro no Brasil a oferecer audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braile e legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates. O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) também tem uma arquitetura que garante o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Os interessados também terão a oportunidade de participar de quatro debates após as sessões de alguns filmes. Para outros detalhes, acesse o site do evento.

CCBB Brasília
Aberto de quarta a segunda-feira das 9h às 21h
Endereço: SCES Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul
Telefone: (61) 3108-7600


You may also like

Nenhum comentário: