No mês que comemora-se o Dia Internacional das Mulheres, Portal Tela Brasil indica inscrições de festival voltado para filmes dirigidos por elas

/
0 Comments

Nunca se falou tanto sobre o empoderamento das mulheres, os direitos femininos e o lugar que elas ocupam na sociedade. No cinema, esse assunto tem sido frequentemente discutido seja nas produções, seja em festivais e eventos do gênero. Recentemente, o Portal Tela Brasil abordou, aqui no Caminhos para a Cidadania, sobre o Share The Screen, iniciativa que o Vimeo lançou para ajudar mulheres cineastas a terem mais espaço e apoio no meio audiovisual (Leia a matéria aqui). A ideia é dar o respaldo por meio de financiamento, workshops e apoio na distribuição via streaming. Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, o Portal indica o Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (FINCAR), que está com o período de inscrições aberto até o dia 29 de abril.

O evento é voltado para curta, média e longametragem dirigidos por mulheres (aceita-se as produções que tenham codireção com homens). De acordo com a organização, o evento está no primeiro ano, será realizado no Recife (PE) entre os dias 06 e 09 de julho e tem o objetivo de fomentar o debate em torno do cinema e a mulher que observa e é observada. Posteriormente, os filmes selecionados poderão integrar o Circuito Cineclubista FINCAR – FEPEC. Por meio de parceria com a Federação Pernambucana de Cinelcubes (FEPEC), têm a oportunidade de serem exibidos por cidades do interior do estado. 

A seleção será anunciada a todos os candidatos via e-mail até um mês antes do início do festival. As candidaturas não selecionadas receberão uma comunicação via e-mail também em até um mês antes do festival.

As realizadoras interessadas devem preencher o formulário online disponível no site do Festival e enviar uma cópia em DVD do filme. Para outros detalhes ou dúvidas, acesse o mesmo endereço online ou entre em contato com a organização por meio do email fincar.producao@gmail.com.

08 de março - O primeiro Dia da Mulher foi comemorado em maio de 1908 nos Estados Unidos  quando, aproximadamente, 1500 mulheres participaram de uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e chegou no auge, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) surgiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra – em um protesto conhecido como “Pão e Paz” – que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.


You may also like

Nenhum comentário: